PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VERIANA MARCIA DA NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERIANA MARCIA DA NOBREGA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: DESAFIOS DO CUIDADO: ITINERÁRIO EM BUSCA DO DIAGNÓSTICO E TRAJETÓRIAS TERAPÊUTICAS PELAS PESSOAS COM ERROS INATOS DA IMUNIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Infecção; Diagnóstico; Itinerário Terapêutico; Erros Inatos da Imunidade; Imunodeficiências Primárias.
RESUMO: A presente pesquisa aborda a trajetória percorrida pelas pessoas com Erros Inatos da Imunidade (EII) em busca do diagnóstico e tratamento destas patologias raras. O retardo no início da terapêutica pode ocasionar sequelas e mortes nesta população, sofrimento para as famílias e elevar os custos para os cofres públicos. O estudo objetiva compreender os caminhos traçados pelos pacientes nos serviços de saúde, conhecer as alternativas de apoio durante o percurso e o impacto destas situações no contexto familiar. A pesquisa será descritiva, exploratória com estudo de caso coletivo e abordagem qualitativa. Para isto, entrevistas individuais serão realizadas em hospital terciário do Sistema Único de Saúde em João Pessoa-PB com familiares e pacientes em tratamento para Erros Inatos da Imunidade. Espera-se que o conhecimento das experiências vividas pelas pessoas com Erros Inatos da Imunidade possa contribuir para a compreensão de suas necessidades pelos profissionais de saúde e gestores, a fim de promover a implementação de medidas que facilitem o diagnóstico precoce e os cuidados adequados.
Externo à Instituição - MARCIA REGINA PIUVEZAM
Interno - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ