PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: ROSIANE FERREIRA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIANE FERREIRA DA SILVA
DATA: 24/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/nfk-ekja-zdg
TÍTULO: Matildas, Terezas, Ophélias e Camilas: Protagonizando mulheres do século xx no Ensino
de História com histórias em quadrinhos
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres, Ensino de História, Quadrinhos.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: Esta pesquisa se constitui na análise do silenciamento e sub-representação das mulheres no livro
didático, ao passo em que se constitui como uma proposta de ensino de história, cujo protagonismo
das mulheres se concretiza como conteúdo das aulas de história e, para tanto, propomos as Histórias
em Quadrinhos como ferramentas de ensino aprendizagem. O recorte espaço temporal definido foi
o Brasil no século XX, devido ao fato do 9° ano do ensino fundamental II estudar acontecimentos
que ocorrem no citado século até os dias atuais. Houve a aplicação de dois questionários, cujo
objetivo foi constatar a percepção dos/das discentes acerca das mulheres e o seu conhecimento
prévio de modo geral. Também houve a análise do livro didático utilizado pelas escolas municipais
Maria do Carmo e João Jacinto da cidade de Bayeux/PB a fim de perceber como as mulheres estão
representadas. O livro didático é o Estudar História: das origens do homem à era digital da editora
moderna, com vigência para os anos de 2020 até 2023. Para fins de discussão e compreensão das
problemáticas deste trabalho, estabelecemos diálogos com obras organizadas por Mary Del Priori
(2004), Carla Bassanezi e Joana Maria Pedro (2013), no que diz respeito à abordagem das atuações
históricas das mulheres no século XX, além de Koselleck (2006), Hartog (2013), Albuquerque
(2019), entre outros autores que abordam sobre História e Ensino de História. Para a discussão
sobre aprendizagem histórica e histórias em quadrinhos no ensino de História, dialogaremos com
Bittencourt (2008), Vygotsky (2001, 2010), Paulo Freire (2002) (2019), Rubem Alves (2000), entre
outros. Como resultado deste trabalho, foram elaboradas quatro histórias em quadrinhos que
protagonizam, cada uma delas, personagens femininas interligadas com narrativas e contextos
nacionais, a fim de serem utilizadas como material paradidático de apoio ao livro didático de
História.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Presidente - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO
Interno - 085.474.624-22 - PAULO ROBERTO SOUTO MAIOR JUNIOR - UFRN
Externo à Instituição - SIMONE DA SILVA COSTA