PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de DEFESA: ROSIANE FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: ROSIANE FERREIRA DA SILVA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/nfk-ekja-zdg
TÍTULO: Matildas, Terezas, Ophélias e Camilas: Protagonizando mulheres do século xx no Ensino de História com histórias em quadrinhos
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres, Ensino de História, Quadrinhos.
ÁREA: História
RESUMO: Esta pesquisa se constitui na análise do silenciamento e sub-representação das mulheres no livro didático, ao passo em que se constitui como uma proposta de ensino de história, cujo protagonismo das mulheres se concretiza como conteúdo das aulas de história e, para tanto, propomos as Histórias em Quadrinhos como ferramentas de ensino aprendizagem. O recorte espaço temporal definido foi o Brasil no século XX, devido ao fato do 9° ano do ensino fundamental II estudar acontecimentos que ocorrem no citado século até os dias atuais. Houve a aplicação de dois questionários, cujo objetivo foi constatar a percepção dos/das discentes acerca das mulheres e o seu conhecimento prévio de modo geral. Também houve a análise do livro didático utilizado pelas escolas municipais Maria do Carmo e João Jacinto da cidade de Bayeux/PB a fim de perceber como as mulheres estão representadas. O livro didático é o Estudar História: das origens do homem à era digital da editora moderna, com vigência para os anos de 2020 até 2023. Para fins de discussão e compreensão das problemáticas deste trabalho, estabelecemos diálogos com obras organizadas por Mary Del Priori (2004), Carla Bassanezi e Joana Maria Pedro (2013), no que diz respeito à abordagem das atuações históricas das mulheres no século XX, além de Koselleck (2006), Hartog (2013), Albuquerque (2019), entre outros autores que abordam sobre História e Ensino de História. Para a discussão sobre aprendizagem histórica e histórias em quadrinhos no ensino de História, dialogaremos com Bittencourt (2008), Vygotsky (2001, 2010), Paulo Freire (2002) (2019), Rubem Alves (2000), entre outros. Como resultado deste trabalho, foram elaboradas quatro histórias em quadrinhos que protagonizam, cada uma delas, personagens femininas interligadas com narrativas e contextos nacionais, a fim de serem utilizadas como material paradidático de apoio ao livro didático de História.
Externo à Instituição - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Presidente - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO