PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de DEFESA: ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA

DISCENTE: ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 14/06/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/bmo-wrdj-tqd
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: LDB; BNCC; Reforma do Ensino Médio; Gamificação; Ensino de História
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: O presente trabalho se propõe a refletir sobre as mudanças no currículo do Ensino Médio na Paraíba, considerando as alterações definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Lei 1.3415/2017 que definiu a Reforma do Ensino Médio. A discussão apresenta os desafios da educação brasileira e os indicadores de organizações como a OCDE e o Banco Mundial, além de dados de avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), e nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para analisar as medidas reformistas que justificam as mudanças curriculares como estratégicas para o desenvolvimento do País. Durante a pesquisa é possível perceber que a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a implementação da Reforma do Ensino Médio e a revisão dos currículos estaduais refletem preceitos regulamentadores da educação atual. Compreendendo as medidas reformistas como atos legais do estado nacional, proponho utilizar das estratégias da BNCC e, portanto, do Currículo do Ensino Médio, para a formação dos professores, utilizando da gamificação como estratégia para o engajamento dos estudantes e diversificação das metodologias de ensino de História. Considerando a Cultura Digital, como uma das competências exigidas pela BNCC, propomos a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação docente de forma a conciliar a formação historiográfica como o desenvolvimento das habilidades tecnológicas exigidas aos jovens pelos setores produtivos. Como produto didático-pedagógico, apresentado como exigência final do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), aplicamos cinco oficinas de formação docente sobre a Gamificação e o Ensino de História, com o objetivo de compartilhar as experiências adquiridas durante o ProfHistória e, deste modo, contribuir com a formação continuada dos professores de História, considerando as mudanças curriculares em curso.
Presidente - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Interno - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE