PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de DEFESA: ITAMAR BENEDITO ARAUJO CABRAL

DISCENTE: ITAMAR BENEDITO ARAUJO CABRAL
DATA: 29/08/2022
LOCAL: meet.google.com/dfn-jtpu-hfi
TÍTULO: Diálogo Freiriano e Charges no Ensino de História: uma perspectiva de aprendizagem na aula de História
PALAVRAS-CHAVES: Aula dialogada; Ensino de História; PauloFreire; Charges.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: O presente estudo se propõe a analisar e aplicar a proposta dialógica de Paulo Freire no ensino de História como instrumento de aprendizagem, tendo por base suas obras: “Pedagogia do Oprimido”, de 2019, e “Educação como Prática da Liberdade”, de 1976. Para instrumentalizar o diálogo recorremos ao uso de charges, que trazem um conteúdo não só com texto escrito, mas também, imagens e caricaturas, a fim de contribuir para que os professores de História da educação básica realizem aulas dialogadas, cuja perspetiva seja a de promover o ensino- aprendizagem e a relação docente/discente de forma horizontal. Dessa forma, esta pesquisa busca contribuir para que as aulas dialogadas no ensino de História, com a utilização de charges, estabeleçam uma relação problematizadora e de ensino-aprendizagem, com a participação dos alunos em sala de aula, que fomente uma proposta de aprendizagem mais democrática e crítica, fazendo o discente aprender a dizer sua própria palavra. Como procedimento metodológico adotamos uma metodologia de cunho descritivo, por meio de levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: FREIRE (2019); FREIRE (1976); ALBUQUERQUE JÚNIOR (2019); BITTENCOURT (2008).
Presidente - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO