PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALCILENE MORAIS DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALCILENE MORAIS DA SILVA ALMEIDA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/kko-ejyi-mze
TÍTULO: O RACISMO ESTRUTURAL E AS SUAS REPERCUSSÕES NA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NO ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: racismo estrutural, protagonismo feminino, ensino de história, gamificação
RESUMO: Esta pesquisa tem como tema central analisar o racismo estrutural no Ensino de História, observando como este repercute na invisibilidade do protagonismo da mulher negra nos processos históricos estudados nos conteúdos da Educação Básica do Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, buscaremos trabalhar diversos conceitos, dentre eles, o de racismo e machismo estrutural, feminismo negro e racismo genderizado. Como forma para superar esses apagamentos, vamos buscar recursos pedagógicos que nos auxiliem no processo de ensino e aprendizagem e a erramenta escolhida foram os jogos educativos que têm em seus enredos e protagonismo mulheres negras que são protagonistas nos processos históricos estudados em sala de aula, mas que sofrem apagamentos devido ao racismo estrutural. Para isso, vamos trabalhar o conceito de gamificação e o seu uso no ambiente educacional. Para a construção dessa pesquisa, utilizaremos no referencial teórico os trabalhos de Grada Kilomba, Silvio de Almeida, Achille Mebembe, Lélia Gonzalez, Beatriz do Nascimento e Sueli Carneiro, a fim de trabalhar os conceitos como raça, gênero e branquitude. Ressalta-se que a finalidade desta pesquisa é auxiliar os professores de História da Educação Básica a observar o racismo e o machismo estrutural nos conteúdos de história e os ajudar a superá-los por meio da inclusão de diversos sujeitos históricos em suas narrativas em salas de aula.
Presidente - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO