PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Banca de DEFESA: CINTHIA RAQUEL DE FRANÇA RODRIGUES

DISCENTE: CINTHIA RAQUEL DE FRANÇA RODRIGUES
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/rkx-skya-bzu
TÍTULO: “Vamos Falar de História?”: Narrativas de Golpe, Negacionismos e Falsificações do Conhecimento Histórico no Youtube
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Ditadura Civil-Militar. Narrativas. Rede social.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a utilização do YouTube como espaço de disseminação de narrativas acerca do Golpe de Estado que culminou com o estabelecimento da Ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil e como estas podem ser problematizadas no ensino básico. A proposta aqui apresentada parte das vivências em sala de aula, em que o estudo desse tema na Educação Básica lida com narrativas dos estudantes refletindo a absorção de explanação manipuladoras desse acontecimento histórico do passado e que segue hodiernamente. Através da popularização de vídeos que relativizam, negam e seguem revisionando intencionalmente esse acontecimento com claras intenções políticas, o canal “Vamos Falar de História?” produz narrativas que romantizam os meios diversos por onde a sociedade brasileira se viu atingida pelo autoritarismo estatal dos 21 anos de Ditadura. Por meio do estudo da relação entre as narrativas de Golpe, a História do Tempo Presente, a Internet e a Consciência Histórica se busca entender como diversas narrativas de Golpe se popularizam e divergem entre si. Com o auxílio do conceito de consciência histórica trabalhado por Jörn Rüsen, a proposta de produto educacional tem como pressuposto básico criar situações didáticas nas quais os alunos possam juntamente com seus docentes desenvolver parte do processo científico de construção histórica através do desenvolvimento de um material pedagógico, um roteiro didático criado como sugestão de oficina educativa para os professores e professoras do ensino básico, de forma a ser uma ferramenta para sala de aula problematizando o conteúdo curricular sobre o Golpe Civil-Militar e utilizando como contraponto falas negacionistas, de maneira a diferenciar com os estudantes “o que é fato, o que é fake”, promovendo uma reformulação na apresentação do conteúdo aos educandos com uma percepção didática do fazer histórico científico.
Interno - 1289535 - FERNANDO CAUDURO PUREZA
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA