PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

Banca de DEFESA: RAISSA SCHNEWEIS DE FARIAS REGO

DISCENTE: RAISSA SCHNEWEIS DE FARIAS REGO
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Ambiente virtual, link: https://meet.google.com/etj-hwut-brm
TÍTULO: ARTESANATO E O DESIGN DE PRODUTO: ANÁLISE DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DA RENDA DE BILRO E PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA AUXILIAR NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS
PALAVRAS-CHAVES: artesanato; design de produto; produtos artesanais; renda de bilro; sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia do Produto
ESPECIALIDADE: Desenvolvimento de Produto
RESUMO: Devido às mudanças no estilo de vida, oferta de produtos industriais, diversidade de produção, entre outros, o artesanato tradicional necessita desenvolver seu valor sustentável por meio de inovações. Nesse sentido, a sustentabilidade no contexto do artesanato implica na manutenção da operação dos artesãos tradicionais, por meio do desenvolvimento de produtos criativos com identidade cultural local, assim como, melhorar constantemente o processo de criação através da inovação e do design, obtendo lucro para promover a economia. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo criação de produtos artesanais de renda de bilro que auxilie os artesãos a atender as necessidades do consumidor, preservar a característica cultural e as técnicas artesanais tradicionais. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fim de analisar como o design e o artesanato são abordados na literatura científica de forma integrada. Os resultados da RSL apontam os benefícios mútuos na integração do design com o artesanato, criando identidade e valor cultural para os produtos artesanais, agregando valor ao produto e promovendo desenvolvimento local. Em seguida foi realizado estudo de caso com quatro comunidades de rendeiras de bilro, utilizado adaptação da Matriz de Troca de Valor Sustentável (SVEM), com o objetivo de analisar de que forma a perspectiva de modelos de negócios para sustentabilidade podem contribuir para empreendimentos de artesanato. Os resultados mostram que alguns aspectos da sustentabilidade já são praticados por esses empreendimentos, contudo alguns pontos ainda necessitam de um maior investimento, tais como o desenvolvimento de novos produtos, a comercialização, a cultura organizacional e governança corporativa. Também foi realizada uma pesquisa-ação junto a Associação Rendeiras da Vila, com o objetivo de compreender as especificidades do processo de criação e desenvolvimento de uma coleção utilizando renda de bilro, buscando identificar as potencialidades e limitações deste processo. Como potencialidade da Associação destaca-se a capacidade criativa e de desenvolvimento de diferentes padrões de desenho de renda e a qualidade da renda e, como limitações, destacam-se a dificuldade no recebimento e especificação da demanda, o gerenciamento de projetos, a elaboração do orçamento, o elevado tempo de produção das peças. Com relação à empresa, foram identificadas as seguintes limitações: desconhecimento das características da produção e dos produtos artesanais, ausência de especificação da demanda, proposta de moldes com elevada complexidade e, a inviabilidade de aderir à renda de bilro, em razão do seu atributo de alto custo. Por fim, foi proposta uma metodologia para auxiliar na criação e desenvolvimento de produtos artesanais de renda de bilro que atendam a necessidade do consumidor, preserve as características culturais e contribua para a manutenção de técnicas artesanais tradicionais. A metodologia proposta é composta por 4 macro-fases: - Preparação, envolve a compreensão da demanda (briefing) e a definição do problema; - Análise, que compreende a coleta e análise dos dados, a partir de uma lista de requisitos; - Criação, que compreende a elaboração dos moldes, criação das alternativas de desenhos de rendas e seleção da alternativa e; - Projeto, que envolve a elaboração do modelo (protótipo), das fichas técnicas e precificação. A partir dos resultados e de acordo com a literatura acerca do problema levantado pode-se concluir que é possível integrar a técnica de design às técnicas tradicionais do artesanato. O design pode atuar como um catalisador, a partir de intervenções, podendo-se contribuir na criação e desenvolvimento de produtos combinando as técnicas naturais do artesanato com os métodos de criação do design resultando em de produtos criativos com identidade cultural local.
Presidente - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Interno - 2348485 - SANDRA NAOMI MORIOKA