PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

Banca de DEFESA: RAFAEL MORAES GADELHA

DISCENTE: RAFAEL MORAES GADELHA
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Defesa remota no link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a1yl-4mVhiUnLxMtvUVYgqHZ8CNlM8D
TÍTULO: UM MODELO DE PRIORIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
PALAVRAS-CHAVES: Manutenção; Equipamentos médico-hospitalares; Priorização.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO: Diferentes setores não industriais têm investido em procedimentos estruturados para aprimorar o gerenciamento da manutenção de equipamentos. Nos estabelecimentos assistenciais de saúde, esse aprimoramento da gestão da manutenção é motivado adicionalmente pelas considerações de risco à vida dos pacientes, elemento que eleva a complexidade da manutenção e incentiva a adoção de modelos de priorização. Tendo isso em mente, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo de priorização de manutenção de equipamentos médico-hospitalares que fosse adequado à complexidade das instituições do setor hospitalar. Para tal, primeiramente realizou-se um levantamento da literatura sobre priorização de manutenção de equipamentos médico-hospitalares, de modo a identificar critérios e ferramentas de avaliação utilizados e propor um modelo baseado nas melhores práticas. O modelo proposto utiliza inicialmente metodologia qualitativa grupo focal para selecionar e classificar em ordem de importância os critérios de priorização mais apropriados para a organização estudada. Ademais, considerando os requisitos estabelecidos, o modelo propõe a aplicação do método PROMETHEE-ROC para estabelecer a ordem de prioridade de manutenção num grupo de equipamentos. Com a finalidade de testar sua aplicabilidade, o modelo foi parametrizado para uma rede hospitalar de grande porte e aplicado nos equipamentos pertencentes ao centro cirúrgico e à central de materiais esterilizados de uma unidade da rede. Os resultados se mostraram adequados diante das experiências da engenharia clínica e comparados ao cronograma de manutenção existente. Eles também indicaram que a unidade poderia realizar melhorias na priorização das manutenções programadas, especificamente quanto à compreensão da importância dos equipamentos de esterilização em detrimento dos equipamentos de monitoramento, por exemplo. Além disso, realizou-se uma análise de sensibilidade para alterações nos pesos dos critérios e um teste estatístico de correlação para observar a precisão da análise. A simulação se apresentou coerente e consistente com um nível de significância de 0,05%. Dessa forma, considerou-se o modelo proposto como adequado para priorizar a manutenção de equipamentos médico-hospitalares na rede hospitalar estudada. Além disso, a metodologia adotada para a construção do modelo de priorização apresentou uma viabilidade de replicação e adaptação para as particularidades de outras instituições, o que ressalta a contribuição cientifica da pesquisa.
Presidente - 1605391 - LUCIANO COSTA SANTOS
Interno - 2366533 - HUGO HARRY FREDERICO R KRAMER