UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024

TURISMO (BACHARELADO)/CCTA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES (CCTA) - CCTA


Últimas Notícias

  IV CILITUR – Colóquio Internacional sobre Cidades Litorâneas e Turismo 2023
  CHAMADA DE TEXTOS PARA A SÉRIE TURISMO & HOTELARIA NO CONTEXTO DA ARQUITETURA E URBANISMO


Apresentação

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Turismo consiste numa proposta educativa produzida coletivamente no âmbito de cada unidade acadêmica, cuja finalidade é enunciar as diretrizes, os propósitos e os procedimentos adotados para a formação de profissionais em uma determinada área do conhecimento e, consequentemente, para as ações pedagógicas do fazer universitário.

A construção do PPC no âmbito da graduação na UFPB é pautada nas disposições contidas no Regulamento Geral da Graduação (Resolução nº 29/2020, CONSEPE-UFPB), como forma de padronizar os procedimentos e elaborar resoluções para atender às necessidades do curso de turismo.

O profissional de turismo, face à extrema complexidade da sua área de atuação, deve receber uma formação interdisciplinar que o prepare para ser um técnico com formação superior, em nível de graduação, apto a planejar e executar projetos turísticos da iniciativa pública e privada, organizar e administrar empresas e instituições do setor turístico em geral e equipamentos de turismo particulares ou públicos.

O profissional graduado em turismo pela Universidade Federal da Paraíba, de acordo com a proposta deste projeto pedagógico, poderá atuar em organizações ligadas à atividade turística, públicas (prefeituras, secretarias de turismo de Estados e municípios, instituições de fomento ao turismo em sua generalidade) ou privadas (meios de hospedagem, alimentação & bebidas, lazer & recreação, transportes, agências e operadoras de viagens) associações, organizações não governamentais, órgãos internacionais, dentre outras.

A sua formação permitirá o conhecimento para realização de atividades relacionadas ao planejamento (elaboração de projetos, inventário e diagnóstico de municípios ou áreas de potencialidade turística) gestão de empreendimentos turísticos ou não, trabalhar com consultorias e/ou assessorias, desenvolver atividades inerentes a eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, planos de marketing, pesquisa de marketing, acompanhar obras de recuperação do patrimônio histórico, artístico e cultural local, urbanização de espaços de interesse turístico, entre outros.

Face sua formação eclética e generalista, que o preparará para entender e acompanhar os dinâmicos processos dos fenômenos do turismo (âmbito nacional e global), nos setores políticos, econômicos e sociais, poderá intervir positivamente no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou inventariados. Sua atuação, também, poderá acontecer no campo da cultura, área muito importante para o turismo na avaliação e incremento das atividades artísticas, folclóricas, artesanais, gastronômicas, religiosas, e demais ocorrências culturais do universo de manifestações da comunidade humana.

Terá, também, a formação para promover o desenvolvimento sustentável, preocupando-se com a inclusão social nos processos de desenvolvimento turístico, considerando, primordialmente, que a atividade deve ser um vetor do bem comum da coletividade, em modelo de desenvolvimento socioeconômico, resultante da exploração do turismo local, regional, nacional e internacional.

 

Endereço Institucional: Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo, Campus I, Cidade Universitária, Castelo Branco. João Pessoa–PB. CEP: 58051-900. Site: http://www.ufpb.br/graduacao/turismo; E-mail: coordenacaoturismoufpb@gmail.com; Telefone: (83) 32167054 / 32167747 / 32167866


Título do Profissional:
BACHAREL EM TURISMO
BACHAREL EM TURISMO
BACHAREL EM TURISMO
Página Alternativa:
http://www.ufpb.br/graduacao/turismo
Coordenação do Curso : FRANCISCO COELHO MENDES
Telefone/Ramal: 8332167866
E-mail: coordenacaoturismoufpb@gmail.com
Vice-Coordenação do Curso : ROSALMA DINIZ ARAUJO
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.6