UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 02 de Novembro de 2026

COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS (BACHARELADO)/CCHLA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA


Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento


Apresentação

Ao longo das primeiras décadas do século XXI, a tecnologia digital migrou do status de ferramenta circunstancial ao papel de mediadora onipresente nos processos sociais, políticos, culturais e empresariais. Tanto no cenário global quanto nos contextos locais, os ecossistemas digitalizados demandam profissionais com conhecimentos atualizados e especializados. Redes sociais, plataformas de streaming, narrativas em realidade virtual, produtos criados com inteligência artificial e uso de big data em planejamentos tornaram-se elementos intrínsecos não apenas às áreas da computação e informática, mas também nas ciências humanas e sociais aplicadas.

Em 2020, a Paraíba alcançou o sétimo lugar no quesito de produção de patentes e inovação entre os estados brasileiros, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados. Recentemente, o estado caiu para o 10º lugar, mesmo que ainda mantenha terceira colocação no Nordeste na categoria inovação e primeira colocação na categoria competitividade de empresas geral. Trata-se de um cenário que demanda profissionais orientados à inovação e à sua relação estreita com a comunicação e com as tecnologias digitais. O profissional de Comunicação em Mídias Digitais, nesse panorama, deve possuir compreensão técnica sobre os equipamentos materiais (hardware) e programas (softwares) que orientam a digitalização da sociedade. O curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB propõe integrar esse conhecimento ao domínio das linguagens expressivas e simbólicas nascidas nestes novos meios. Plataformas, tecnologias baseadas em inteligência artificial, games, realidade virtual e formas digitalizadas da comunicação sonora e audiovisual trazem consigo novas possibilidades comunicacionais.

Nesse contexto, a produção de narrativas (sejam documentais, ficcionais, publicitárias, etc.) e demandas profissionais com conhecimento técnico sólido somado ao entendimento da complexidade estética que une noções de linguagem audiovisual, mídias sonoras, jogos e formas interativas baseadas em interfaces gráficas. No âmbito do marketing, da produção-executiva de projetos e nas nuances administrativas do mercado da comunicação, o profissional desejável é o que possui competência para mobilizar dados, inteligência artificial e metodologias de trabalho que tomam a comunicação digital como alicerce central.


Título do Profissional:
BACHAREL EM COMUNICACÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
Página Alternativa:
http://https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=1626827&lc=pt_BR
Coordenação do Curso : IVAN MUSSA TAVARES GOMES
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Vice-Coordenação do Curso : MATEUS DIAS VILELA
Telefone/Ramal: 83 3216-7234
E-mail: mateus.vilela@academico.ufpb.br
Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências Humanas
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2026 | sigaa-79775b7978-9nz4b.sigaa-79775b7978-9nz4b | v26.10.11