UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 15 de Setembro de 2019

COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS (BACHARELADO)/CCHLA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

PERFIL DO PROFISSIONAL

 

          Os profissionais egressos do Curso de Graduação em Mídia Digitais deverão ter conhecimentos teóricos e práticos em informática e novas tecnologias para responder às atuais demandas no mercado de trabalho nas mais diversas áreas, atuando como produtor de conteúdos multimidiáticos interativos. Para atender a essas demandas, o perfil do graduado em Mídias Digitais deverá torná-lo capacitado a conceber e produzir:

• Objetos de aprendizagem multimídia (learning objects) para uso em ensino presencial e à distância (EAD): • Planejamento dos módulos que integrarão a disciplina a ser ministrada na modalidade virtual (com participação de um educador EAD);

• Segmentação do material a ser veiculado via EAD: textos, áudios, vídeos;

 • Concepção de cenários, planejamento de iluminação e de captura de áudio, e vídeo;

• Gravação das vídeo-aulas com as modernas técnicas e recursos de comunicação, utilizados no jornalismo televisivo e em programas de entretenimento;

• Pós-produção das vídeo-aulas: edição não-linear, sincronização de áudio e vídeo, adição de títulos e efeitos, adição de infográficos e de animações, renderização e exportação dos objetos de aprendizagem multimídia;

• Criação de biblioteca de módulos de aulas e objetos de aprendizagem multimídia (learning objects);

• Atribuição e meta-tags e catalogação (com a participação do professor responsável) dos módulos e objetos de aprendizagem multimídia produzidos;

• Transferência dos módulos e objetos de aprendizagem multimídia produzidos para um servidor de documentos multimídias;

• Recomendações técnicas sobre o gerenciamento do acesso de conteúdos da biblioteca de objetos de aprendizagem multimídia, para garantir a otimização da sua qualidade e do seu desempenho via rede.

• Programação visual e arte final de publicações (impressas ou eletrônicas): jornais, revistas, house-organs, boletins, folders, cartazes, peças publicitárias;

• Conteúdos infográficos – estáticos ou dinâmicos – destinados a: situar o contexto, ilustrar, exemplificar, explicar, sintetizar as informações relevantes sobre um dado assunto;

• Conteúdos informacionais multimídias, envolvendo texto, imagens, áudio e vídeo para publicações eletrônicas;

• Objetos gráficos para publicidade e propaganda, utilizando imagens vetoriais e/ou bitmap;

• Além disto, o produtor de conteúdos estará apto a desenvolver as seguintes atividades; • Integrar equipes de comunicação, responsáveis pela produção de jornais ou revistas impressos ou on line;

• Assessorar profissionais de comunicação a planejar, escolher e utilizar tecnologias digitais (hardwares e softwares) adequadas ao desempenho otimizado de suas tarefas;

 • Produzir flogs, blogs, vlogs, podcasts, videocasts, websites, portais web;

• Prover serviços de web designer para empresas desenvolvedoras de sites e portais de informação, secretarias e assessorias de comunicação;

• Produzir web sites estáticos e dinâmicos para e-Commerce / e-Business: B2C, B2B, B2PA, C2PA;~

• Prover serviços de edição de áudio e gravação de conteúdos em CDs, DVDs ou outros formatos digitais; • Produzir conteúdos radiofônicos (prefixos de emissora, vinhetas, spots publicitários), utilizando hardwares e softwares especializados para edição e mixagem de áudio;

• Prover serviços de edição não-linear de vídeos e gravação de conteúdos em DVDs ou outros formatos digitais;

• Produzir conteúdos para televisão utilizando imagens gravadas e editadas, com incrustações de textos e infográficos animados;

• Produzir softwares baseados em conteúdos dinâmicos e interativos, para emissoras de TV difundindo conteúdos de TV digital via antena, cabo ou satélite;

• Empacotar conteúdos destinados à publicação/distribuição ao grande público, ou a públicos-alvo específicos, via CDs, DVDs e on line;

• Produzir pacotes softwares com vistas a aprendizagem/formação, cultura e entretenimento;

• Conceber e produzir games/jogos destinados a dispositivos móveis e plataformas Windows, MacOS, Linux, co-localizados em modo síncrono, ou geograficamente dispersos e operando em modo assíncrono; • Implantar e/ou administrar empresas destinadas especificamente à prestação de serviços em infografia e multimídia;

• Conceber e produzir novas formas de arte usando combinações de texto, imagens, sons, vídeos e ativação eletrônica seqüenciais de dispositivos eletrônicos, destinados a produzir efeitos artísticos (visuais, sonoros, tácteis, geometria variável);

• Pesquisar e desenvolver novas formas de uso das Tecnologias e Mídias Digitais, bem como especificar requisitos funcionais;

• Pesquisar e participar do desenvolvimento de novos conhecimentos, fazendo avançar as tecnologias em Mídias Digitais, enquanto área de conhecimento.

Área de Atuação:

Campo de Atuação

 

          O mercado de trabalho para um profissional dotado de competências em tecnologias digitais é bastante amplo e está sempre em expansão. Atualmente este profissional pode atuar em: Empresas de engenharia; Empresas especializadas em games/jogos interativos para diversão; Órgãos de entretenimento, cultura etc.; Firmas de advocacia e laboratórios técnicos forenses; Empresas de telefonia/telecomunicações; Artistas, Empresas especializadas em formação de usuários finais no uso das tecnologias digitais; Universidades; Empresas especializadas em desenvolvimento de conteúdos para EAD; Empresas e indústrias que comercializem produtos via e-Business: B2C. B2B, B2PA; Órgãos governamentais operando C2PA; Jornais; Revistas especializadas; Blogs, Flogs, Vlogs, Podcasts; Rádios; Estações de rádio e de TVs; Empresas especializadas em produtos e serviços nas áreas de infografia e multimídia; Televisões; Empresas produtoras e programadoras de conteúdos para TV; Produtoras de Cinema e Vídeo digital; Estúdios profissionais de fotografia; Editoras e Gráficas; Empresas especializadas em estampagem de tecidos e roupas; Assessorias de comunicação; Secretarias de Comunicação; Assessorias de Relações Públicas; Empresas de publicidade e propaganda; Empresas especializadas em Marketing eletrônico e Empresas produzindo e/ou hospedando web sites e portais, entre outras.

Competências e Habilidades do Profissional:
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Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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