UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS (BACHARELADO)/CCHLA. - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA.

Últimas Notícias

  Vagas para estágio Focus Consultória
  Vagas para estágio
  Estagio Centro de Educação
  Estágio Obrigatório
  Matrículas 2022.2 com problemas


Apresentação

Ao longo das primeiras décadas do século XXI, a tecnologia digital migrou do status de ferramenta circunstancial ao papel de mediadora onipresente nos processos sociais, políticos, culturais e empresariais. Tanto no cenário global quanto nos contextos locais, os ecossistemas digitalizados demandam profissionais com conhecimentos atualizados e especializados. Redes sociais, plataformas de streaming, narrativas em realidade virtual, produtos criados com inteligência artificial e uso de big data em planejamentos tornaram-se elementos intrínsecos não apenas às áreas da computação e informática, mas também nas ciências humanas e sociais aplicadas.


O profissional de Comunicação em Mídias Digitais, nesse novo panorama, deve, certamente, possuir compreensão técnica sobre os equipamentos materiais (hardware) e programas (softwares) que orientam a digitalização da sociedade. No entanto, o curso propõe integrar esse conhecimento ao domínio das linguagens expressivas e simbólicas nascidas nestes novos meios. Plataformas, tecnologias baseadas em inteligência artificial, games, realidade virtual e formas digitalizadas da comunicação sonora e audiovisual trazem consigo novas possibilidades comunicacionais.


Nesse contexto, a produção de narrativas (sejam documentais, ficcionais, publicitárias, etc.) demandas profissionais com conhecimento técnico sólido somado ao entendimento da complexidade estética que une noções de linguagem audiovisual, mídias sonoras, jogos e formas interativas baseadas em interfaces gráficas. No âmbito do marketing, da produção-executiva de projetos e nas nuances administrativas do mercado da comunicação, o profissional desejável é o que possui competência para mobilizar dados, inteligência artificial e metodologias de trabalho que tomam a comunicação digital como alicerce central.


Dados recentes do Censo da Educação Superior de 2021, obtidos através do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC) indicam apenas 27 cursos com “Mídias Digitais” no seu título, entre cursos presenciais e de ensino à distância. Destes, seis cursos presenciais estão localizados no Nordeste.


Outros nove cursos são encontrados com o título “Comunicação Digital”, nenhum deles no Nordeste. Essa rápida exposição de dados ilustra a relevância de um curso presencial na Paraíba, concentrado exclusivamente no estudo e aplicação das mídias digitais e do ambiente comunicacional por elas engendrado.


O curso de Comunicação em Mídias Digitais é demanda, portanto, da onipresença de técnicas, expressões e métodos produtivos nutridos pelas dinâmicas digitais, bem como da crescente importância das tecnologias emergentes na comunicação e em outras áreas. Essa relevância se faz presente tanto de modo a atender às demandas de mercado como no sentido de capacitar futuros profissionais e cidadãos a compreender e intervir em um mundo permeado pela comunicação
digitalizada.


Título do Profissional:
BACHAREL EM COMUNICACÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
Página Alternativa:
http://https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=1626827&lc=pt_BR
Coordenação do Curso : SIGNE DAYSE CASTRO DE MELO E SILVA
Telefone/Ramal: 81.9.92254329
E-mail: signedayse@yahoo.com.br
Vice-Coordenação do Curso : IVAN MUSSA TAVARES GOMES
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: signedayse@yahoo.com.br
Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências Humanas
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v24.4.4