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Ao longo das primeiras décadas do século XXI, a tecnologia digital migrou do status de ferramenta circunstancial ao papel de mediadora onipresente nos processos sociais, políticos, culturais e empresariais. Tanto no cenário global quanto nos contextos locais, os ecossistemas digitalizados demandam profissionais com conhecimentos atualizados e especializados. Redes sociais, plataformas de streaming, narrativas em realidade virtual, produtos criados com inteligência artificial e uso de big data em planejamentos tornaram-se elementos intrínsecos não apenas às áreas da computação e informática, mas também nas ciências humanas e sociais aplicadas.
O profissional de Comunicação em Mídias Digitais, nesse novo panorama, deve, certamente, possuir compreensão técnica sobre os equipamentos materiais (hardware) e programas (softwares) que orientam a digitalização da sociedade. No entanto, o curso propõe integrar esse conhecimento ao domínio das linguagens expressivas e simbólicas nascidas nestes novos meios. Plataformas, tecnologias baseadas em inteligência artificial, games, realidade virtual e formas digitalizadas da comunicação sonora e audiovisual trazem consigo novas possibilidades comunicacionais.
Nesse contexto, a produção de narrativas (sejam documentais, ficcionais, publicitárias, etc.) demandas profissionais com conhecimento técnico sólido somado ao entendimento da complexidade estética que une noções de linguagem audiovisual, mídias sonoras, jogos e formas interativas baseadas em interfaces gráficas. No âmbito do marketing, da produção-executiva de projetos e nas nuances administrativas do mercado da comunicação, o profissional desejável é o que possui competência para mobilizar dados, inteligência artificial e metodologias de trabalho que tomam a comunicação digital como alicerce central.
Dados recentes do Censo da Educação Superior de 2021, obtidos através do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC) indicam apenas 27 cursos com “Mídias Digitais” no seu título, entre cursos presenciais e de ensino à distância. Destes, seis cursos presenciais estão localizados no Nordeste.
Outros nove cursos são encontrados com o título “Comunicação Digital”, nenhum deles no Nordeste. Essa rápida exposição de dados ilustra a relevância de um curso presencial na Paraíba, concentrado exclusivamente no estudo e aplicação das mídias digitais e do ambiente comunicacional por elas engendrado.
O curso de Comunicação em Mídias Digitais é demanda, portanto, da onipresença de técnicas, expressões e métodos produtivos nutridos pelas dinâmicas digitais, bem como da crescente importância das tecnologias emergentes na comunicação e em outras áreas. Essa relevância se faz presente tanto de modo a atender às demandas de mercado como no sentido de capacitar futuros profissionais e cidadãos a compreender e intervir em um mundo permeado pela comunicação
digitalizada.
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