As Diretrizes Curriculares para os cursos de Física do MEC/CNE, Parecer CNE/CES 1304/2001, doravante Diretrizes do MEC/CNE, considera que o perfil desejado do formando, seja qual for a sua área de atuação, deva caracterizar se em conhecimentos bem estabelecidos e atualizados em Física, permitindo que seja capaz de tratar problemas tradicionais e atuais. Espera-se, também, que o profissional formado tenha a característica de buscar novas formas de conhecimentos científicos e tecnológicos, com uma atitude competente e ética de investigação, associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.
Dessa forma, nas Diretrizes do MEC/CNE, pode-se distinguir perfis específicos: Físico-Pesquisador, Físico-Educador, Físico-Tecnólogo e Físico-Interdisciplinar; em função da diversidade curricular proporcionada pelos módulos sequenciais complementares ao núcleo básico comum. Em particular, o Físico-Pesquisador "ocupa-se preferencialmente de pesquisa, básica ou aplicada, em universidades e centros de pesquisa". Esse é com certeza, o campo de atuação mais bem definido e o que tradicionalmente tem representado o perfil profissional idealizado na maior parte dos cursos de graduação que conduzem ao Bacharelado em Física.
Portanto, em decorrência das características atuais do corpo-docente, da infraestrutura existente para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa e da existência de um qualificado programa de Pós-Graduação em Física, com Mestrado e Doutorado, reconhecidos pela CAPES, entendemos que o perfil ideal para o Bacharel em Física a ser formado em nosso curso deva ser o de Físico-Pesquisador, conforme estabelecido nas Diretrizes do MEC/CNE
Tradicionalmente, o Bacharel em Física, formado com o perfil de Físico-Pesquisador, tem como campo de atuação a pesquisa científica básica ou aplicada. Tal formação habilita esse profissional para atuar: em centros de pesquisa (pesquisador), universidades (como docente ou técnico de nível superior), empresas de alta tecnologia, computação, indústrias de dispositivos eletrônicos, entre outros.
A formação ideal de um pesquisador em Física, para atuar na fronteira do conhecimento, passa necessariamente pelo seu aperfeiçoamento em estudos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), ou seja, a qualificação do Bacharel em Física permitirá que o formando tenha plenas condições de ingressar em cursos de pós-graduação não somente na área de Física, mas também em áreas correlatas, tais como: Matemática, Astronomia e Engenharia
A formação do Bacharel em Física deve, prioritariamente, contemplar as atribuições definidas acima de uma forma tal que este possa desenvolver competências e habilidades segundo as expectativas atuais, mas, ao mesmo tempo, deve prever certa flexibilidade para que o aluno possa adaptar-se a diferentes perspectivas futuras, tendo em vista as novas demandas de funções sociais e os novos campos de atuação que vem emergindo continuamente. Este quadro está delineado nas Diretrizes do MEC/CNE, pois as mesmas sugerem que o Bacharel em Física em sua formação adquira as seguintes competências:
Dominar princípios gerais e fundamentais da Física, familiarizando-se com suas áreas clássicas e modernas.
Para o desenvolvimento das competências, acima citadas, o Bacharel em Física deverá também adquirir determinadas habilidades gerais, as quais serão desenvolvidas por meio da proposta de disciplinas e atividades complementares integrantes da estrutura curricular do curso. Em particular, espera-se que o Bacharel em Física seja capaz de:
No mais, a formação do Bacharel em Física deve contemplar uma série de vivências e/ou experiências que possibilitem um processo educacional mais integrado. Tais vivências, previstas nas Diretrizes do MEC/CNE são as seguintes;
Por fim é importante destacar que as Diretrizes do MEC/CNE estimulam que na elaboração dos projetos pedagógicos de curso também estejam presentes a possibilidade de estágios em instituições de pesquisa, universidades, indústrias empresas ou escola.
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