UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)/CCHSA - Bananeiras(Bananeiras)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) - CCHSA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

Profissional com formação humanística, visão estratégica e sistêmica, capaz de interagir em organizações como agente de mudança com respeito aos princípios da justiça e da ética.

Área de Atuação:

O curso de administração da UFPB do Campus III volta-se para a formação humanística de profissionais com visão estratégica e sistêmica capazes de interagir em organizações como agentes de mudança com respeito aos princípios da justiça e da ética. O campo de atuação envolve todos os setores econômicos e sociais de organizações da iniciativa pública ou privada, nas áreas específicas da administração tais como a gestão financeira, marketing, logística, gestão de pessoas, de informação, no empreendedorismo ou na carreira docente.

Competências e Habilidades do Profissional:

É requerido que o estudante ao longo do processo formativo balizado pelas disciplinas, experiências curriculares e curriculares, o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes a seguir elencadas: Capacidade de comunicação escrita e verbal Capacidade de Identificar e solucionar problemas Capacidade de influenciar o contexto para mudança por meio da iniciativa, proatividade e criticidade. Capacidade de aplicar o conhecimento teórico no campo de atuação; Capacidade de interagir e estabelecer relações interpessoais, intergrupais e Interorganizacionais. Capacidade de reconhecer os diversos modelos de gestão e a necessidade do seu devido alinhamento mediante o contexto. Essas competências elencadas apresentam a função de norteadoras para as decisões apresentadas a seguir uma vez que este é o ponto de partida do presente PPC e apresenta papel transversal ao longo do itinerário apresentado. Na seção de apresentação do novo itinerário do curso (9), as competências predominantes estão interligadas aos componentes curriculares, o que reforça o contexto em que foram sugeridas -isto é considerando o novo paradigma em que o PPC é desenvolvido a partir das competências requeridas para formação e não das disciplinas- e o comprometimento do curso de maneira ampla e dos que atuam nele de forma específica no fornecimento de experiências que ajudam o estudante a desenvolvê-las. Ademais, foi resultado de um processo de busca, pesquisa, compartilhamento de experiências, comparações com outros cursos, protagonizado pelos professores do curso, tendo como base, as competências definidas pela Resolução de Nº 4, de 13 de julho de 2005 com vistas às necessidades apontadas nas pesquisas com os envolvidos direta e indiretamente no curso.

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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