UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024


CE - DHP

CE - DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Notícias

Convênio celebrado entre o CE/UFPB e a Prefeitura de João Pessoa dá início às atividades para formação docente de professoras(es) dos Anos Finais do Ensino Fundamental
21/02/2024 15:53


O convênio 2131.11.0623, celebrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Educação (CE) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, iniciou, em 20 de fevereiro de 2024, as atividades de planejamento e estudo da equipe de professoras(es) formadoras(es) que atuarão no eixo "Anos Finais do Ensino Fundamental" no âmbito do projeto de extensão "Formação docente continuada na Educação Infantil e nos Anos Finais do Ensino Fundamental: práticas colaborativas e inovadoras para o desenvolvimento curricular". Sob a coordenação do Prof. Leonardo Severo e da Profa. Nathália Fernandes, ambos do Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), as ações do eixo se destinam a desenvolver ações formativas para docentes da rede municipal com foco em saberes necessários aos processos de desenvolvimento do currículo, construídos por meio de uma dinâmica colaborativa de diálogos entre universidade e educação básica. 

 

Paralelamente, sob a coordenação da Profa. Nádia Jane de Sousa, também docente do DHP, são desenvolvidas ações formativas direcionadas à professoras da Educação Infantil, desde o ano de 2022.

 

A equipe de formadoras(es) para o eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental foi constituída a partir de seleção interna e congrega docentes do CE e de outros Centros de Ensino da UFPB. De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Leonardo Severo,  "a oportunidade de incidir na política de formação continuada de professoras(es) das escolas municipais em João Pessoa é, para nós que fazemos o Centro de Educação, expressão de um projeto institucional que posiciona nossos saberes-fazeres em contato com as demandas da Educação Básica. Essa oportunidade se desdobra em uma enorme responsabilidade em face dos desafios que atravessam o trabalho docente e as finalidades educativas escolares em um contexto de transformações sociais, culturais e políticas complexas". 

 

Compõem a equipe de formadoras(es) do eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamnetal as(os) docentes: Evangelina Maria Brito de Faria (DLPL/CCHLA), Cristiane Borges Ângelo (DEC/CE), MArinilson Barbosa da Silva (DHP/CE), Franklin Kaic Dutra Pereira (DQ/CCEN), Maria Emília Sardelich (DME/CE), Lenilton Francisco de Assis (DME/CE), Francieli Freudenberger Martiny (DLEM/CCHLA), Damião de Lima (DH/CCHLA), Daniela Segabinazi (DLCV/CCHLA), Mateus David Finco (DPSICO/CE) e Rogéria Gaudêncio do Rêgo (DM/CCEN). 

 

As atividades de formação junto às(aos) docentes das escolas municipais deverão ocorrer a partir de março e terão periodicidade mensal, incluindo encontros formativos por componentes curriculares e seminários integradores. 

 

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.4