| ADELAIDE ALVES DIAS | 
				
			
				
					| 2016, | A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DE JOÃO PESSOA: A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL |   
 | 
				
				
			
				
					| 2015, | EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL: ENTRE A GARANTIA E A PROTEÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | EDUCAÇÃO INFANTIL, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CRECHES EM JOÃO PESSOA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2012, | INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ADENIZE QUEIROZ DE FARIAS | 
				
			
				
					| 2023, | Estudantes com deficiência no Ensino Superior: investigando as políticas de inclusão e acessibilidade em Universidades Públicas da Paraíba. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | ENSINO SUPERIOR E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | INCLUSÃO EM FOCO: um estudo investigativo sobre os processos de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal da Paraíba |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | MULHERES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Analisando a Política de Inclusão e Acessibilidade nas Universidades Federais Nordestinas |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ | 
				
			
				
					| 2023, | O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação  Fase II |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | Ensino superior na Paraíba: dimensão docente e discente |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Ensino superior na Paraíba: Expansão e organização institucional |   
 | 
				
				
			
				
					| 2017, | Mapa da Educação Superior na Paraíba: análise do setor público e privado |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | PROSPECÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| Alexandre Macedo Pereira | 
				
			
				
					| 2025, | Ambientalização Curricular no Ensino Fundamental - Anos finais - em escolas de Educação Básica na rede municipal de João Pessoa-PB: Limites, Possibilidades e Práticas (2025-2026) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | Desafios e Possibilidades da Formação de Professores na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Campus I |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ANA CELIA SILVA MENEZES | 
				
			
				
					| 2023, | A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: CENÁRIOS E DESAFIOS FRENTE AO PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO:
O QUE APONTAM OS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE A(S) META(S) DA EDUCAÇÃO DO CAMPO? |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO:
O QUE APONTAM OS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE A META DA EDUCAÇÃO DO CAMPO? |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Educação no Contexto do Semiárido Paraibano: fundamentos, políticas e práticas pedagógicas |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO | 
				
			
				
					| 2016, | ESTUDOS CULTURAIS (EC) E ESTUDOS SURDOS (ES): ALGUMAS APROXIMAÇÕES I - CULTURA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2016, | ESTUDOS CULTURAIS (EC) E ESTUDOS SURDOS (ES): ALGUMAS APROXIMAÇÕES II - IDENTIDADE/DIFERENÇA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2015, | CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS:  A IMPORTÂNCIA DE PROFESSORES/AS SURDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL |   
 | 
				
				
			
				
					| 2014, | UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA SURDOS (UEIS):  UM CAMINHO A SER TRILHADO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | EDUCAÇÃO DE SURDOS: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM FOCO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2012, | A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO BILÍNGUE EM ESCOLA REGULAR |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | INCLUSÃO DE SURDOS NAS ESCOLAS PÓLO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2010, | A INCLUSÃO DE SURDOS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA/PB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2009, | O PAPEL DO INTÉRPETRE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2008, | A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ANA ELVIRA STEINBACH SILVA RAPOSO TORRES | 
				
			
				
					| 2006, | PENSAMENTO, LINGUAGEM E SEXUALIDADE: PRÁTICA E REPRESENTAÇÕES NA FAMÍLIA E NA ESCOLA OU EDUCAÇÃO INFANTIL |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ANA LUISA NOGUEIRA DE AMORIM | 
				
			
				
					| 2023, | A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA: concepções de crianças e infâncias |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFPB |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES | 
				
			
				
					| 2024, | DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB/CAMPUS I  Fase III |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB/CAMPUS I (fase II) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB/CAMPUS I |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA | 
				
			
				
					| 2023, | Levantamento e análise temática da Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), no Centro de Educação/UFPB (2017-2021) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER): levantamento e análise temática da ERER nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), no Centro de Educação (2017-2021) e desenvolvimento de materiais afro-pedagógicos |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: análise das produções dissertativas no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPB(2009-2019) e desenvolvimento de estratégias e materiais afro-pedagógicos |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | 1.	EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: análise das produções dissertativas no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPB (2009-2019) e desenvolvimento de estratégias e materiais afro-pedagógicos |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| AUREA AUGUSTA RODRIGUES DA MATA | 
				
			
				
					| 2025, | ESCOLA, TERRITÓRIO DE DISPUTAS E CONTRADIÇÕES: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A GARANTIA DO ACESSO E PERMANÊNCIA DAS PESSOAS TRANS, TRAVESTIS E NÃO BINÁRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | ESCOLA, TERRITÓRIO DE DISPUTAS E CONTRADIÇÕES: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A GARANTIA DO ACESSO E PERMANÊNCIA DAS PESSOAS TRANS, TRAVESTIS E NÃO BINÁRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | ESCOLA, TERRITÓRIO DE DISPUTAS E CONTRADIÇÕES: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A GARANTIA DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS CORPOS DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR. |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| CATARINA CARNEIRO GONCALVES | 
				
			
				
					| 2019, | Desengajamento e Engajamento Moral diante de situações de massacres envolvendo escolas brasileiras |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| EDER DA SILVA DANTAS | 
				
			
				
					| 2011, | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE RESULTADOS: ANÁLISE COMPARATIVA |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND | 
				
			
				
					| 2025, | Descriptografando Memórias de Perpetradores de Violações aos Direitos Humanos em acervos audiovisuais, cinematográficos e sites abertos |   
 | 
				
				
			
				
					| 2025, | Descriptografando Memórias de Perpetradores de Violações aos Direitos Humanos em acervos audiovisuais, cinematográficos e sites abertos.
Decrypting Memories of Perpetrators of Human Rights Violations in Audiovisual and Film Archives and Open Websites
 Descriptografando Memórias de Perpetradores de Violações aos Direitos Humanos em acervos audiovisuais, cinematográficos e sites abertos. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | Descriptografando Memórias de Perpetradores de Violações aos Direitos Humanos em
acervos audiovisuais, cinematográficos e sites abertos. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | A RECEPÇÃO DO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS, AXEL HONNETH E THEODOR ADORNO EM CENTROS DE PESQUISA NO BRASIL |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | Descriptografando Memórias de Perpetradores de Violações aos Direitos Humanos em acervos audiovisuais, cinematográficos e sites abertos. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Descriptografando Memórias de Perpetradores de Violações aos Direitos Humanos em acervos audiovisuais, cinematográficos e sites abertos. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE PROGRAMAS EDUCATIVOS INTERATIVOS PARA TELEVISÃO DIGITAL, DISPOSITIVOS MÓVEIS E WEB. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2010, | MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2009, | MÍDIAS INTEGRADAS EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM |   
 | 
				
				
			
				
					| 2009, | AÇÃO COMUNICATIVA- BASES FILOSÓFICAS, SOCIOLÓGICAS E COGNITIVAS |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND | 
				
			
				
					| 2014, | MODELO DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | LABORATÓRIO DE FÍSICA COMO FORMA DE REFORMULAÇÃO DO ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA (OBF) COMO DISPOSITIVO DE AVALIAÇÃO NA REFORMULAÇÃO DO ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2010, | ÁLGEBRA DE CLIFFORD E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA FÍSICA |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| ELISA PEREIRA GONSALVES | 
				
			
				
					| 2013, | EDUCAÇÃO E EMOCIONALIDADE |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES | 
				
			
				
					| 2020, | Trajetórias dos egressos do mestrado profissional  em Gestão de Organizações Aprendentes - (MPGOA): Avaliação de impactos da formação. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Perspectivas de permanência ou de evasão nos cursos de graduação da UFPB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | Evasão de jovens e adultos no ensino superior: Contribuições ao debate e aplicações. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2017, | EVASÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE E APLICAÇÕES. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2016, | INGRESSO E ABANDONO/EVASÃO DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS  NO ENSINO SUPERIOR |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | EDUCAÇÃO DE ADULTOS E ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGENS E SUCESSO ESCOLAR |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE |   
 | 
				
				
			
				
					| 2010, | GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL NAS POLÍTICAS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2006, | A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE POLITICAS PÚBLICAS DE TRABALHO E EMPREGO: EM EXERCÍCIO PARA O DIALOGO SOCIAL. |   
 | 
				
				
			
				
					| 1997, | PÓS - GRADUAÇÃO E CONTEXTO REGIONAL: O CASO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA PARAIBA. |   
 | 
				
				
			
				
					| 1997, | IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO ESTADO DA PARAÍBA. |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA | 
				
			
				
					| 2025, | NA TRAMA DAS IMAGENS: cenários visuais que se instituem e se constituem na rede municipal de ensino de João Pessoa |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | O USO DE IMAGENS NA PRÉ-ESCOLA: INVESTIGAÇÕES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | O USO DE IMAGENS NA PRÉ-ESCOLA: INVESTIGAÇÕES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | O ENUNCIADO DA CENSURA CINEMATOGRÁFICA NO DISCURSO DA UTILIZAÇÃO DO CINEMA PARA EDUCAR CRIANÇAS: incursões investigativas na revista Cinearte (1926-1942) |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA | 
				
			
				
					| 2024, | ENSINO COLABORATIVO NA IMPLANTAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | A permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual no cursos da UFPB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | A política de educação inclusiva da UFPB |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| JANINE MARTA COELHO RODRIGUES | 
				
			
				
					| 2025, | Um estudo sobre as origens e instalação das comunidades ciganas na Paraíba e a preservação de suas identidades |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | Analise e investigação da legislação produzida para elaboração das políticas públicas e práticas sociais que favorecem e garantem a identidade e cidadania dos povos ciganos da Paraíba. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Investigação da composição das políticas voltadas ao estudo dos povos ciganos para reconhecer a construção da identidade étnica, favorecida por uma legislação voltada e produzida para a vivência e atuação desses povos. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | A construção da cidadania dos ciganos pelo processo de escolarização. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | A Formação Docente e as dificuldades do(a) professor(a) frente à diversidade: A escolarização dos ciganos como construção de cidadania. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | A FORMAÇÃO DOCENTE E AS DIFICULDADES DO(A) PROFESSOR(A) FRENTE À DIVERSIDADE |   
 | 
				
				
			
				
					| 2010, | A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE A DIVERSIDADE |   
 | 
				
				
			
				
					| 2009, | A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE A DIVERSIDADE: A QUESTÃO CIGANA |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| JEANE FELIX DA SILVA | 
				
			
				
					| 2020, | EDUCAÇÃO ANIMALISTA E REFLEXÕES SOBRE A MORTE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | O que o perfil de docentes podem nos ensinar?: reflexões sobre perfil docente e estratégias didático-pedagógicas |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | O QUE PLANOS DE CURSO PODEM NOS ENSINAR?: REFLEXÕES SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E PEDAGOGIA(S) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2017, | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NAS ESCOLAS: O QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA UFPB? |   
 | 
				
				
			
				
					| 2016, | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NAS ESCOLAS: UMA REFLEXÃO - IDEOLOGIA DE GÊNERO - NO CENÁRIO LEGISLATIVO BRASILEIRO |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO | 
				
			
				
					| 2025, | CONHECIMENTOS SOBRE COMUNICAÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | ENGAJAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS POR INSTITUIÇÕES SEDIADAS NO ESTADO DA PARAÍBA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | A PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DA PARAÍBA: IMPLICAÇÕES NO DELINEAMENTO DE PERFIL PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA EM PESQUISAS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | AS PRÁTICAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES COMO FATOR DE (DES)ENGAJAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA NA AMÉRICA DO SUL: ANÁLISE COMPARADA DE DOCUMENTOS CURRICULARES |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | PERCURSOS FORMATIVOS EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: TRAMAS CURRICULARES E PERSPECTIVAS DISCENTES |   
 | 
				
				
			
				
					| 2017, | A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS: ENTRE DESAFIOS DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS E POSSIBILIDADES CURRICULARES |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| LEBIAM TAMAR GOMES SILVA | 
				
			
				
					| 2025, | DESENHANDO UM MODELO PARA A INVESTIGAÇÃO E A AVALIAÇÃO DA INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | ESTUDO SISTEMÁTICO  DO CONCEITO DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS (2024/2025) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | ESTUDO SISTEMÁTICO  DO CONCEITO DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDOS TEÓRICOS, DADOS ESTATÍSTICOS E INSTITUIÇÕES. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | CULTURA ACADÊMICA E TECNOLOGIAS INTELECTUAIS |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MAIRA LEWTCHUK ESPINDOLA | 
				
			
				
					| 2023, | RETALHOS DE UMA COLCHA: o uso da documentação pedagógica na formação de professoras da Educação Infantil em João Pessoa (2022-2023) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | A ICONOGRAFIA SOBRE AS INFÂNCIAS NA PARAÍBA: INTERPRETAÇÕES HISTÓRICAS E METODOLÓGICAS DO USO DAS FOTOGRAFIAS |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA | 
				
			
				
					| 2025, | ESTADO DA ARTE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO EDUCACIONAL E ENSINO PÚBLICO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DO ÚLTIMO DECÊNIO (2014-2024) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2025, | PERFIL DISCENTE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | O ENUNCIADO DA GESTÃO EDUCACIONAL NA ORDEM DO DISCURSO NEOLIBERAL - fase 3 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | O ENUNCIADO DA GESTÃO EDUCACIONAL NA ORDEM DO DISCURSO NEOLIBERAL |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | O ENUNCIADO DA GESTÃO EDUCACIONAL NA ORDEM DO DISCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | O ENUNCIADO DA GESTÃO EDUCACIONAL NA ORDEM DO DISCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | O enunciado da gestão educacional na ordem do discurso político-pedagógico |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | A ANÁLISE DO DISCURSO NA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPB |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARCUS QUINTANILHA DA SILVA | 
				
			
				
					| 2024, | Impactos do Novo Fundeb permanente no financiamento da educação dos municípios da Paraíba |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | Políticas para carreira e remuneração docente: Um diálogo entre Brasil e Chile frente
às marchas e contramarchas do neoliberalismo. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | Os efeitos do Fundeb nos municípios da Paraíba entre os anos de 2020 e 2024: valorização do magistério e austeridade fiscal em foco |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Políticas para carreira e remuneração docente: Um diálogo entre Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo. |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARIA DA LUZ OLEGARIO | 
				
			
				
					| 2019, | PARA UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO QUEER: DISCURSOS SOBRE GÊNERO, AMOR E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | O DISPOSITIVO DA HOMOSSEXUALIDADE NA DITADURA MILITAR: PRÁTICAS DISCURSIVAS E NÃO DISCURSIVAS DE VIOLÊNCIA |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS | 
				
			
				
					| 2020, | Evasão e permanência de graduandos no Curso de Pedagogia (Educação do Campo/Licenciatura/CE UFPB - Campus I: estudo comparativo em contexto de crises |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Evasão e permanência de graduandos no Curso de Pedagogia (Educação do Campo/Licenciatura/CE UFPB - Campus I |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARIA DO AMPARO CAETANO DE FIGUEIREDO | 
				
			
				
					| 2011, | O DEBATE SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES  IMPACTOS NA PRÁTICA DO(A) PEDAGOGO(A) |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO | 
				
			
				
					| 2023, | Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por estudantes de Engenharia Civil da UFPB  2ª atapa |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por estudantes de Engenharia Civil da UFPB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por estudantes de Pedagogia e Engenharia da UFPB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | ANÁLISE INTERSECCIONAL DO PERFIL DO PROFESSORADO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NA PARAÍBA E NO BRASIL |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS E DE GÊNERO POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E ENGENHARIA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por estudantes de
Pedagogia e Engenharia: um estudo comparativo na UFPB e na UFU |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | Relações de gênero em cursos da área de CTEM |   
 | 
				
				
			
				
					| 2015, | RELAÇÕES DE GÊNERO EM CURSOS MASCULINOS: ENGENHARIAS MECÂNICA E CIVIL, FÍSICA, MATEMÁTICA E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2014, | INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS ESTUDOS DE GÊNERO NAS IES BRASILEIRAS DO NORTE E NORDESTE |   
 | 
				
				
			
				
					| 2014, | CONTRIBUIÇÃO DAS REUNIÕES DA REDOR À PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO NO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | TRAJETÓRIAS E CONTRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS DA MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO INTEGRANTES DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO-REDOR: DO PESSOAL AO INSTITUCIONAL APROVADO PELA CHAMADA MCTI/CNPQ/SPM |   
 | 
				
				
			
				
					| 2009, | CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DEVER DE CASA |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARIANO CASTRO NETO | 
				
			
				
					| 2023, | Ingresso, Permanência e Evasão: Um estudo sobre os Cursos de Pedagogia (presenciais) do Centro de Educação da UFPB - Campus I |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Evasão e permanência nos cursos de graduação ofertados pelo Centro de Educação da UFPB - Campus I (2019/2021). |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA | 
				
			
				
					| 2017, | ESCOLA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NORMATIVIDADE CURRICULAR |   
 | 
				
				
			
				
					| 2016, | BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL |   
 | 
				
				
			
				
					| 2014, | CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | OS SENTIDOS DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA /PB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | O CAMPO DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA DÉCADA DE 90 AOS DIAS ATUAIS |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | INVESTIGANDO AS VIVÊNCIAS CURRICULARES DOS ALUNOS NO CAMPO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2010, | O PROCESSO POLÍTICO DE SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO E DA CULTURA NA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARILENE SALGUEIRO | 
				
			
				
					| 2024, | Explorando as Competências Socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular: Uma Revisão Sistemática de Literatura |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | Habilidades Socioemocionais: desenvolvendo competências motivadoras na educação  Revisão Sistemática de Literatura |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Habilidades Socioemocionais: desenvolvendo competências motivadoras na educação. revisão Sistemática de Literatura |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | Habilidades Socioemocionais: desenvolvendo competências motivadoras na educação |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | A emoção do medo nas vivências acadêmicas dos estudantes de Pedagogia/CE/UFPB: um estudo sobre emoções e educação emocional no ensino superior |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação de professores em habilidades socioemocionais - Guia de Evidências Educacionais  -  Realização de Revisão Sistemática da Literatura e/ou Meta-Análise Na Área de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação Básica |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARINILSON BARBOSA DA SILVA | 
				
			
				
					| 2013, | O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DO SER PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR DA UFPB |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA PB |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA | 
				
			
				
					| 2021, | Mapeamento de produção acadêmica nordestina em pesquisas (auto)biográficas de professores de Biologia e de Geografia |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | Mapeamento da produção nacional em pesquisas (auto)biográficas de professores de Biologia e de Geografia |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MARLENE HELENA DE OLIVEIRA SILVA | 
				
			
				
					| 2025, | UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO DA CRIMINALIDADE FEMININA: A INTERFACE COM A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E O ENCARCERAMENTO FEMININO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | UM ESTUDO SOBRE CRIMINALIDADE E ENCARCERAMENTO FEMININO: A INTERFACE COM A QUESTÃO DE GÊNERO DURANTE AS AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | UM ESTUDO SOBRE CRIMINALIDADE FEMININA E PRISÃO: A INTERFACE COM A VIOLÊNCIA DE GÊNERO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2015, | UM ESTUDO SOBRE AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE  NO ESTADO DA PARAÍBA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2014, | VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE: UM ESTUDO SOBRE MULHERES ENCARCERADAS |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MAURICEIA ANANIAS | 
				
			
				
					| 2025, | Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1874- 1879 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1870- 1874 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1886- 1888 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1884- 1886 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1866- 1870 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1864- 1866 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1855- 1864 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2015, | DAI A TODAS AS ESCOLAS ESTATUTOS UNIFORMES: O MÉTODO SIMULTÂNEO COMO MODO DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA DO NORTE. 1849- 1856 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2014, | O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA DO NORTE: AULAS DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA. 1849- 1864 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA DO NORTE: AULAS DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA. 1835- 1849 |   
 | 
				
				
			
				
					| 2012, | A HISTÓRIA DA ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA BRASILEIRA. PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE: 1822-1849 |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| MUNIQUE MASSARO | 
				
			
				
					| 2025, | A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM GUINÉ-BISSAU |   
 | 
				
				
			
				
					| 2024, | Comunicação Aumentativa e Alternativa na Educação Infantil: análise do programa Tell me Más para o letramento emergente |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil: atividades e estratégias educacionais para o letramento emergente |   
 | 
				
				
			
				
					| 2022, | Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil: serviços e recursos para inclusão educacional |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | Comunicação Suplementar e Alternativa nas escolas: material pedagógico impresso e digital para crianças com necessidades complexas de comunicação |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | Comunicação Suplementar e Alternativa na pré-escola: análise de dois programas educacionais |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Programa de Intervenção Pedagógica por meio da Comunicação Suplementar e Alternativa para uma criança pequena com deficiência |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil do Estado da Paraíba |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| NADIA JANE DE SOUSA | 
				
			
				
					| 2018, | Práticas culturais infantis contemporâneas: presença das crianças no youtube. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2015, | A CRIANÇA EM INTERAÇÃO COM MÍDIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DA CONTEMPORANEIDADE. |   
 | 
				
				
			
				
					| 2013, | O JOVEM NA INTERNET: IDÉIAS E PRÁTICAS CULTURAIS NA CONTEMPORANEIDADE |   
 | 
				
				
			
				
					| 2012, | SOCIALIDADE JUVENIL NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO | 
				
			
				
					| 2023, | ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO DO CAPITAL FINANCEIRIZADO PARA A OFERTA EDUCACIONAL NO ESTADO DA PARAÍBA: ESTUDO DE CASO DOS GRUPO COGNA E ELEVA EDUCAÇÃO |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | As políticas do ensino superior do governo Bolsonaro: feições e contradições |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | A contrarreforma universitária do governo Bolsonaro: implicações para autonomia e financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior. |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO | 
				
			
				
					| 2012, | SOBRE POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS: A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS DE JOÃO PESSOA EM DEBATE |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | O MAPA DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM JOÃO PESSOA |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS | 
				
			
				
					| 2024, | HISTÓRIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA - BRASIL, COLÔMBIA E ARGENTINA (SÉCULO XIX) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2021, | POPULAÇÃO NEGRA E EDUCAÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA (SÉCULO XIX/XX) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2020, | POPULAÇÃO NEGRA E EDUCAÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA (SÉCULO XIX/XX) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA PARAHYBA DO NORTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA (SÉCULO XIX) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| TAISA CALDAS DANTAS | 
				
			
				
					| 2024, | Educação Emocional e Inclusão: análise de uma proposta de formação para os/as profissionais do Atendimento Educacional Especializado da FUNAD |   
 | 
				
				
			
				
					| 2023, | Educação Emocional e Inclusão: estudo sobre uma proposta de formação para os/as profissionais da Educação Especial da FUNAD |   
 | 
				
				
			
				
					| 2019, | Educação emocional e empoderamento: estudo sobre as emoções de pessoas com deficiência |   
 | 
				
				
			
				
					| 2018, | Educação emocional, empoderamento e emoções: construindo conceitos e interfaces |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| VALDEMARIN COELHO GOMES | 
				
			
				
					| 2011, | TEORIA DA COMPLEXIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: TESSITURAS NO CENÁRIO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVO-IDEOLÓGICA DO CAPITAL EM CRISE |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| VIRGINIA DE OLIVEIRA SILVA | 
				
			
				
					| 2010, | PROJETO CINESTESICO |   
 | 
				
				
					
					
					
						
							|  | 
					
					
						| WILSON HONORATO ARAGAO | 
				
			
				
					| 2013, | HISTÓRIA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS (KITS A COR DA CULTURA/SECADI/MEC) PARA UTILIZAÇÃO NA SALA DE AULA |   
 | 
				
				
			
				
					| 2012, | HISTÓRIA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO LITORAL NORTE PARAIBANO (2ª PARTE) |   
 | 
				
				
			
				
					| 2011, | HISTÓRIA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO LITORAL NORTE PARAIBANO |   
 |