UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 26 de Outubro de 2020


CE - DHP

CE - DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ADELAIDE ALVES DIAS
2016, A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DE JOÃO PESSOA: A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL
2015, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL: ENTRE A GARANTIA E A PROTEÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS
2013, EDUCAÇÃO INFANTIL, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CRECHES EM JOÃO PESSOA
2012, INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
2020, Ensino superior na Paraíba: dimensão docente e discente
2019, Ensino superior na Paraíba: Expansão e organização institucional
2017, Mapa da Educação Superior na Paraíba: análise do setor público e privado
2013, PROSPECÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Alexandre Macedo Pereira
2020, Desafios e Possibilidades da Formação de Professores na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Campus I
ANA CELIA SILVA MENEZES
2020, EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO: O QUE APONTAM OS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE A META DA EDUCAÇÃO DO CAMPO?
2019, Educação no Contexto do Semiárido Paraibano: fundamentos, políticas e práticas pedagógicas
ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO
2016, ESTUDOS CULTURAIS (EC) E ESTUDOS SURDOS (ES): ALGUMAS APROXIMAÇÕES I - CULTURA
2016, ESTUDOS CULTURAIS (EC) E ESTUDOS SURDOS (ES): ALGUMAS APROXIMAÇÕES II - IDENTIDADE/DIFERENÇA
2015, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS: A IMPORTÂNCIA DE PROFESSORES/AS SURDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL
2014, UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA SURDOS (UEIS): UM CAMINHO A SER TRILHADO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB
2013, EDUCAÇÃO DE SURDOS: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM FOCO
2012, A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO BILÍNGUE EM ESCOLA REGULAR
2011, INCLUSÃO DE SURDOS NAS ESCOLAS PÓLO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB
2010, A INCLUSÃO DE SURDOS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA/PB
2009, O PAPEL DO INTÉRPETRE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
2008, A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA
ANA ELVIRA STEINBACH SILVA RAPOSO TORRES
2006, PENSAMENTO, LINGUAGEM E SEXUALIDADE: PRÁTICA E REPRESENTAÇÕES NA FAMÍLIA E NA ESCOLA OU EDUCAÇÃO INFANTIL
ANA LUISA NOGUEIRA DE AMORIM
2019, O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFPB
ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
2020, 1. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: análise das produções dissertativas no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPB (2009-2019) e desenvolvimento de estratégias e materiais afro-pedagógicos
CATARINA CARNEIRO GONCALVES
2019, Desengajamento e Engajamento Moral diante de situações de massacres envolvendo escolas brasileiras
EDER DA SILVA DANTAS
2011, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE RESULTADOS: ANÁLISE COMPARATIVA
EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
2013, DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE PROGRAMAS EDUCATIVOS INTERATIVOS PARA TELEVISÃO DIGITAL, DISPOSITIVOS MÓVEIS E WEB.
2010, MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO
2009, MÍDIAS INTEGRADAS EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM
2009, AÇÃO COMUNICATIVA- BASES FILOSÓFICAS, SOCIOLÓGICAS E COGNITIVAS
ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
2014, MODELO DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
2011, LABORATÓRIO DE FÍSICA COMO FORMA DE REFORMULAÇÃO DO ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
2011, A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA (OBF) COMO DISPOSITIVO DE AVALIAÇÃO NA REFORMULAÇÃO DO ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO.
2010, ÁLGEBRA DE CLIFFORD E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA FÍSICA
ELISA PEREIRA GONSALVES
2013, EDUCAÇÃO E EMOCIONALIDADE
EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
2020, Trajetórias dos egressos do mestrado profissional em Gestão de Organizações Aprendentes - (MPGOA): Avaliação de impactos da formação.
2019, Perspectivas de permanência ou de evasão nos cursos de graduação da UFPB
2018, Evasão de jovens e adultos no ensino superior: Contribuições ao debate e aplicações.
2017, EVASÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE E APLICAÇÕES.
2016, INGRESSO E ABANDONO/EVASÃO DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS NO ENSINO SUPERIOR
2013, EDUCAÇÃO DE ADULTOS E ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGENS E SUCESSO ESCOLAR
2011, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
2010, GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL NAS POLÍTICAS
2006, A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE POLITICAS PÚBLICAS DE TRABALHO E EMPREGO: EM EXERCÍCIO PARA O DIALOGO SOCIAL.
1997, PÓS - GRADUAÇÃO E CONTEXTO REGIONAL: O CASO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA PARAIBA.
1997, IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO ESTADO DA PARAÍBA.
IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA
2018, A política de educação inclusiva da UFPB
JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
2019, A Formação Docente e as dificuldades do(a) professor(a) frente à diversidade: A escolarização dos ciganos como construção de cidadania.
2011, A FORMAÇÃO DOCENTE E AS DIFICULDADES DO(A) PROFESSOR(A) FRENTE À DIVERSIDADE
2010, A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE A DIVERSIDADE
2009, A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE A DIVERSIDADE: A QUESTÃO CIGANA
JEANE FELIX DA SILVA
2020, EDUCAÇÃO ANIMALISTA E REFLEXÕES SOBRE A MORTE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
2019, O que o perfil de docentes podem nos ensinar?: reflexões sobre perfil docente e estratégias didático-pedagógicas
2018, O QUE PLANOS DE CURSO PODEM NOS ENSINAR?: REFLEXÕES SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E PEDAGOGIA(S)
2017, GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NAS ESCOLAS: O QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA UFPB?
2016, GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NAS ESCOLAS: UMA REFLEXÃO - IDEOLOGIA DE GÊNERO - NO CENÁRIO LEGISLATIVO BRASILEIRO
JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
2020, AS PRÁTICAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES COMO FATOR DE (DES)ENGAJAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS
2019, FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA NA AMÉRICA DO SUL: ANÁLISE COMPARADA DE DOCUMENTOS CURRICULARES
2018, PERCURSOS FORMATIVOS EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: TRAMAS CURRICULARES E PERSPECTIVAS DISCENTES
2017, A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS: ENTRE DESAFIOS DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS E POSSIBILIDADES CURRICULARES
LEBIAM TAMAR GOMES SILVA
2020, INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDOS TEÓRICOS, DADOS ESTATÍSTICOS E INSTITUIÇÕES.
2013, CULTURA ACADÊMICA E TECNOLOGIAS INTELECTUAIS
MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
2020, O enunciado da gestão educacional na ordem do discurso político-pedagógico
2019, A ANÁLISE DO DISCURSO NA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPB
MARIA DA LUZ OLEGARIO
2019, PARA UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO QUEER: DISCURSOS SOBRE GÊNERO, AMOR E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
2018, O DISPOSITIVO DA HOMOSSEXUALIDADE NA DITADURA MILITAR: PRÁTICAS DISCURSIVAS E NÃO DISCURSIVAS DE VIOLÊNCIA
MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
2020, Evasão e permanência de graduandos no Curso de Pedagogia (Educação do Campo/Licenciatura/CE UFPB - Campus I: estudo comparativo em contexto de crises
2019, Evasão e permanência de graduandos no Curso de Pedagogia (Educação do Campo/Licenciatura/CE UFPB - Campus I
MARIA DO AMPARO CAETANO DE FIGUEIREDO
2011, O DEBATE SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES – IMPACTOS NA PRÁTICA DO(A) PEDAGOGO(A)
MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
2019, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS E DE GÊNERO POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E ENGENHARIA
2019, Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por estudantes de Pedagogia e Engenharia: um estudo comparativo na UFPB e na UFU
2018, Relações de gênero em cursos da área de CTEM
2015, RELAÇÕES DE GÊNERO EM CURSOS MASCULINOS: ENGENHARIAS MECÂNICA E CIVIL, FÍSICA, MATEMÁTICA E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
2014, INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS ESTUDOS DE GÊNERO NAS IES BRASILEIRAS DO NORTE E NORDESTE
2014, CONTRIBUIÇÃO DAS REUNIÕES DA REDOR À PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO NO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS
2013, TRAJETÓRIAS E CONTRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS DA MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO INTEGRANTES DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO-REDOR: DO PESSOAL AO INSTITUCIONAL APROVADO PELA CHAMADA MCTI/CNPQ/SPM
2009, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DEVER DE CASA
MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
2017, ESCOLA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NORMATIVIDADE CURRICULAR
2016, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL
2014, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS
2013, OS SENTIDOS DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA /PB
2011, O CAMPO DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA DÉCADA DE 90 AOS DIAS ATUAIS
2011, INVESTIGANDO AS VIVÊNCIAS CURRICULARES DOS ALUNOS NO CAMPO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
2010, O PROCESSO POLÍTICO DE SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO E DA CULTURA NA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
MARILENE SALGUEIRO
2019, A emoção do medo nas vivências acadêmicas dos estudantes de Pedagogia/CE/UFPB: um estudo sobre emoções e educação emocional no ensino superior
2019, Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação de professores em habilidades socioemocionais - Guia de Evidências Educacionais - Realização de Revisão Sistemática da Literatura e/ou Meta-Análise Na Área de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação Básica
MARINILSON BARBOSA DA SILVA
2013, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DO SER PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR DA UFPB
2011, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA PB
MARLENE HELENA DE OLIVEIRA FRANCA
2020, UM ESTUDO SOBRE CRIMINALIDADE E ENCARCERAMENTO FEMININO: A INTERFACE COM A QUESTÃO DE GÊNERO DURANTE AS AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA
2019, UM ESTUDO SOBRE CRIMINALIDADE FEMININA E PRISÃO: A INTERFACE COM A VIOLÊNCIA DE GÊNERO
2015, UM ESTUDO SOBRE AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE NO ESTADO DA PARAÍBA
2014, VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE: UM ESTUDO SOBRE MULHERES ENCARCERADAS
MAURICEIA ANANIAS
2020, Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1864- 1866
2019, Histórias dos/as trabalhadores/as da instrução pública primária. Província da Parahyba do Norte. 1855- 1864
2015, DAI A TODAS AS ESCOLAS ESTATUTOS UNIFORMES: O MÉTODO SIMULTÂNEO COMO MODO DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA DO NORTE. 1849- 1856
2014, O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA DO NORTE: AULAS DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA. 1849- 1864
2013, O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA DO NORTE: AULAS DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA. 1835- 1849
2012, A HISTÓRIA DA ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA BRASILEIRA. PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE: 1822-1849
MUNIQUE MASSARO
2020, Comunicação Suplementar e Alternativa nas escolas: material pedagógico impresso e digital para crianças com necessidades complexas de comunicação
2019, Programa de Intervenção Pedagógica por meio da Comunicação Suplementar e Alternativa para uma criança pequena com deficiência
2018, Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil do Estado da Paraíba
NADIA JANE DE SOUSA
2018, Práticas culturais infantis contemporâneas: presença das crianças no youtube.
2015, A CRIANÇA EM INTERAÇÃO COM MÍDIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DA CONTEMPORANEIDADE.
2013, O JOVEM NA INTERNET: IDÉIAS E PRÁTICAS CULTURAIS NA CONTEMPORANEIDADE
2012, SOCIALIDADE JUVENIL NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB.
RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
2020, A contrarreforma universitária do governo Bolsonaro: implicações para autonomia e financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior.
SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
2012, SOBRE POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS: A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS DE JOÃO PESSOA EM DEBATE
2011, O MAPA DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM JOÃO PESSOA
SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
2020, POPULAÇÃO NEGRA E EDUCAÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA (SÉCULO XIX/XX)
2019, A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA PARAHYBA DO NORTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA (SÉCULO XIX)
2011, ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL
TAISA CALDAS DANTAS
2019, Educação emocional e empoderamento: estudo sobre as emoções de pessoas com deficiência
2018, Educação emocional, empoderamento e emoções: construindo conceitos e interfaces
VALDEMARIN COELHO GOMES
2011, TEORIA DA COMPLEXIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: TESSITURAS NO CENÁRIO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVO-IDEOLÓGICA DO CAPITAL EM CRISE
VIRGINIA DE OLIVEIRA SILVA
2010, PROJETO CINESTESICO
WILSON HONORATO ARAGAO
2013, HISTÓRIA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS (KITS “A COR DA CULTURA”/SECADI/MEC) PARA UTILIZAÇÃO NA SALA DE AULA
2012, HISTÓRIA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO LITORAL NORTE PARAIBANO (2ª PARTE)
2011, HISTÓRIA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NO LITORAL NORTE PARAIBANO
 
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