UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

CARTA DO DFE ÀS LICENCIATURAS (AQUI)
09/02/2022 08:27

Ao tempo em que cumprimentamos a todas e todos, é com grata alegria que compartilhamos com vocês a Carta do DFE a todas as licenciaturas e cursos atendidos pelo Departamento de Fundamentação da Educação.

A presente carta (em anexo) é resultado de um esforço coletivo dos/as docentes que compõe o departamento e que por mais de dois anos vêm refletindo e dialongando sobre a importância e o lugar dos componentes dos Fundamentos da Educação na e para a formação docente. Numa ação que antecede o ano de 2020 e que não parou durante a emergência da pandemia, as áreas departamentais de Fundamentos Antropofilosóificos da Educação, Fundamentos Sócio-Históricos da Educação e Fundamentos Psicológicos e Biológicos da Educação, periodicamente se dedicaram a pensar os componentes ofertados pelo DFE, no atual e desafiador contexto de reformulação curricular dos cursos e licenciaturas em que ministramos disciplinas. Foram encontros que levaram em conta, sobretudo, as contribuições de cada uma dessas áreas específicas para os Fundamentos da Educação e seu alcance pedagógico, à luz de uma série de conversas sobre nossas ementas, planos de cursos, BNCC e BNC-Formação etc.

Para a tecitura do texto da carta, foi formada uma Comissão Pedagógica no DFE, cuja função principal foi a de reunir em único texto as contribuições de cada uma das áreas departamentais e apresentar ao colegiado um texto final. Essa carta foi apreciada e aprovada na última reunião do colegiado departamental, em dezembro de 2021.

Outrossim, devido a natureza dinâmica do tema que enseja e das muitas vozes ainda por serem ouvidas, não se trata de um texto pronto, mas de um convite do DFE ao diálogo com todos os cursos com os quais atuamos. Nesse sentido, trata-se de uma reflexão permanente e necessária, na qual o departamento apresenta sua compreensão da formação docente e como se posiciona frente às severas mudanças que se nos impõem.

Estamos à disposição das coordenações e departamentos para quaisquer esclarecimentos e nos colocamos abertos a conversar, com os que desejarem, sobre o teor do texto apresentado.

O DFE agradece a atenção de todas e todos e deseja uma excelente leitura!

Atenciosamente, a chefia departamental.

Baixar arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v24.4.4