UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 09 de Outubro de 2024


CE - DME

CE - DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ALUSKA DA SILVA MATIAS
2024, A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS DIFERENTES ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE LICENCIATURA
ANDRE LUIS CORREA
2024, DIAGNÓSTICO SOBRE USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA UFPB: uma análise dos TCC produzidos na Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas
ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
2016, ESCOLARIZAÇÃO NA PARAÍBA EM TEMPOS DE INCERTEZAS (1961-1964): A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO
2015, DESENVOLVIMENTISMO E ESCOLARIZAÇÃO NA PARAÍBA (1955-1961): OS IDEAIS NORTE-AMERICANOS NO ENSINO URBANO E RURAL.:
2014, PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA ESCOLARIZAÇÃO PARAIBANA DURANTE O PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO (1950-1954): A INFLUÊNCIA DOS IDEAIS NORTE-AMERICANOS NO ENSINO URBANO E RURAL.
2013, EDUCAÇÃO, REDEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E A INFLUÊNCIA DOS IDEAIS NORTE-AMERICANOS: O ENSINO URBANO E RURAL NA PARAÍBA (1946-1950)
2012, O DECLÍNIO DO REGIME DITATORIAL ESTADONOVISTA NA PARAÍBA: DA ESCOLARIZAÇÃO DE BASE AUTORITÁRIA PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE BASE DEMOCRÁTICA (1944-1945)
2011, EDUCAÇÃO ESTADONOVISTA NA PARAÍBA: ESCOLARIZAÇÃO PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO, O CIVISMO E O NACIONALISMO (1940-1943)
2010, ESCOLARIZAÇÃO PARA A MORAL, O CIVISMO E O NACIONALISMO:OS GRUPOS ESCOLARES E AS ESCOLAS RURAIS ESPAÇOS PARA A DIFUSÃO DOS IDEAIS ESTADOVISTA (1937-1945)
2008, GRUPOS ESCOLARES E ESCOLAS RURAIS NA PARAÍBA: INTERFACES HISTÓRICO-EDUCACIONAIS NA CIDADE E NO CAMPO - (1930-1937)
CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
2011, INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS ESCOLARES NA CIDADE: LUGARES DE (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA PARAÍBA (ANOS 1910-1950)
2008, A GEOGRAFIA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO PRIMÁRIO E NORMAL DA PARAÍBA (1886-1930)
CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
2024, PARTICIPAÇÃO FEMININA NA ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAÍBA - AMPEP (1974-1985)
2023, O LEGADO EDUCACIONAL DE MARIA DULCE BARBOSA COMO PREFEITA DE QUEIMADAS/PB (1962-1966)
2022, MARIA DULCE BARBOSA: EDUCADORA E POLÍTICA - (1947-1963)
2021, A MULHER E A EDUCAÇÃO NOS JORNAIS PARAIBANOS DO SÉCULO XX: OS PRIMEIROS ANOS DO AUTORITARISMO (1971-1972)
2020, A EDUCAÇÃO DA MULHER NOS JORNAIS PARAIBANOS NO CONTEXTO DO AUTORITARISMO MILITAR (1968-1970)
2019, A EDUCAÇÃO E AS EDUCADORAS NOS JORNAIS PARAIBANOS DO SÉCULO XX: escritos de e sobre mulheres (1964-1968)
2018, A EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NOS JORNAIS PARAIBANOS DO SÉCULO XX: escritos de e sobre mulheres (1960-1964)
2016, A EDUCAÇÃO E AS EDUCADORAS NOS JORNAIS PARAIBANOS DO SÉCULO XX:ESCRITOS DE E SOBRE MULHERES (1955-1960)
2015, EDUCAÇÃO, EDUCADORAS NOS JORNAIS PARAIBANOS DO SÉCULO XX: O ESTADO REDEMOCRATIZADO (1945-1950)
2014, EDUCAÇÃO, EDUCADORAS E IMPRENSA NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO (1937-1945)
2013, EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: DA DEMOCRACIA DA REPÚBLICA NOVA AO ESTADO NOVO (1930-1937)
2012, EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES (1920-1930)
2011, EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES (1910-1920)
2010, EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES (1900-1910)
2009, EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES (1930-1945)
2008, EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAIBA DO SÉCULO XX: PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES
DANIEL FIGUEIRAS ALVES
2024, A CARTILHA, AS MARÉS E O MANGUE: DINÂMICA DE FORMAÇÃO DAS PESCADORAS ARTESANAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA ACAÚ-GOIANA
2023, Arte e imagem: contextualização, leitura crítica e produção visual
2020, Ensino de filosofia e material didático: as competências da BNCC/2018 na configuração dos materiais didáticos do PNLD/2021
2019, Ensino de filosofia e livro didático: concepções de ensino, metodologias e conteúdos programáticos
EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
2016, POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA À EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS IMPACTOS DO SISU E DAS POLÍTICAS DE COTAS NO CONTEXTO DE INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
2014, OS DESAFIOS DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL
2013, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
2012, INCLUSÃO, EQUIDADE SOCIAL E ACADÊMICA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
2009, ANALISE DAS POLITICAS PUBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE (EX) INCLUSÃO MINORIAS POPULARES
EDUARDO ANTONIO DE PONTES COSTA
2024, Política Pública e Educação de Jovens e Adultos
2023, A organização pedagógica e curricular da educação de jovens e adultos
2022, Ações e efeitos do retorno às aulas presenciais para as turmas da EJA
2021, A EJA no contexto da pandemia do Sars-Cov-2 no município de Itaporanga/PB
2020, Educação de Jovens e Adultos nos marcos legais a partir do Parecer nº 11/2000
2019, Política pública para a Educação de Jovens e Adultos
2018, A produção da evasão escolar nos espaços escolares da educação de jovens e adultos: uma análise sobre uma ação local
2017, AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SAPÉ/PB
2016, REFLETINDO SOBRE OS MODOS DE OPERAR DO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO NO COMBATE AO ANALFABETISMO
2015, A GOVERNAMENTALIDADE NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2015, EDUCAÇÃO E TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE A INSERÇÃO DO JOVEM POBRE NO MERCADO DE TABALHO
2014, PROBLEMATIZANDO DISCURSOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
2014, MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NOS ATRAVESSAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
2013, O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO
2012, EDUCADORES NA BERLINDA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE EM EJA
2012, UMA CONCEPÇÃO ANALÍTICA DO PROJOVEM URBANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA
2011, A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PESQUISADOR: OLHARES E PRÁTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA
2009, POLITICAS PUBLICAS DE JUVENTUDE: O QUE DIZEM OS JOVENS INSCRITOS NO PROGRAMA JUVENTUDE CIDADÃ A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA.
ELIANE FERRAZ ALVES
2009, COMPETÊNCIAS TEXTUAIS ESCRITAS: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO
ELZANIR DOS SANTOS
2023, A FORMAÇÃO PARA A PESQUISA NA GRADUAÇÃO: ESTADO DA ARTE EM PERIÓDICOS CIENTIFICOS BRASILEIROS NO PERÍODO DE 2003 a 20023
FABIANA SENA DA SILVA
2024, OS LIVROS PARA EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO NA IMPRENSA DO NORDESTE NO IMPÉRIO (1825 a 1889)
2023, A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DA PARAÍBA ENTRE A TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO E DA REPÚBLICA (1884-1894)
2022, A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DA PARAÍBA ENTRE A TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO E DA REPÚBLICA (1884-1894)
2021, A CIRCULAÇÃO DE LIVROS DE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO NOS JORNAIS DA PARAÍBA NO SÉCULO XIX – PARTE III
2020, A CIRCULAÇÃO DE LIVROS DE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO NOS JORNAIS DA PARAÍBA NO SÉCULO XIX - PARTE II
2019, A CIRCULAÇÃO DE LIVROS DE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO NOS JORNAIS DA PARAÍBA NO SÉCULO XIX
2018, O RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO PROFESSOR AMARO CAVALCANTI (1881)
2017, INSTRUÇÃO, INTELECTUAL, IMPRENSA E IMPÉRIO: O ITINERÁRIO DO PROFESSOR AMARO CAVALCANTI NO IMPÉRIO
2016, ESCRITOS DE SUJEITOS NO NORDESTE: UM RELATÓRIO SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO CEARÁ E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
2015, A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA IMPRENSA DO NORDESTE
2014, SOCIEDADE DE CORRESPONDÊNCIA E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS JORNAIS DO NORDESTE NO IMPÉRIO
2013, AO REDATOR DOS JORNAIS DO IMPÉRIO: A INSTRUÇÃO PÚBLICA NAS PROVÍNCIAS DO RIO DE JANEIRO E DA PARAÍBA
2012, NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NO IMPÉRIO: O MODO EPISTOLAR NOS JORNAIS DO RIO DE JANEIRO E DA PARAÍBA
2011, A EPÍSTOLA SOBRE EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO NOS JORNAIS PARAIBANOS OITOCENTISTAS: AS REGRAS DA COMUNICAÇÃO EPISTOLAR
2010, A EPÍSTOLA COMO VEÍCULO DAS IDEIAS E MODELOS EDUCATIVOS NOS JORNAIS PARAIBANOS OITOCENTISTAS
FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
2024, O FILO MOLLUSCA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (6o ao 9o anos): ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS COLEÇÕES APROVADAS PELO PNLD 2024
2024, OS MOLUSCOS GASTROPODA TERRESTRE: TAXONOMIA E LISTA DE ESPÉCIES EM 100 MUNICÍPIOS INVENTARIADO NO ESTADO DA PARAÍBA
2023, EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: ANÁLISES DAS PESQUISAS PUBLICADAS NA REVISTA REVIPEA (período 2017 – 2023)
2023, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DAS PESQUISA PUBLICADAS NA REVISTA REMEA (período 2019 – 2023)
2022, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS COLEÇÕES - “CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS” (NOVO ENSINO MÉDIO) APROVADAS PELO PNLD 2021
2022, MÉTODOS DE ENSINO E MODALIDADES DIDÁTICAS ABORDADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO “NOVO ENSINO MÉDIO” (COLEÇÕES - “CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS”: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE OBRAS APROVADAS PELO PNLD 2021
2021, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DE CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (6º ao 9º ano) APROVADOS PELO PNLD 2020
2021, PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE A MALACOLOGIA NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ESTUDOS SOBRE OS MOLUSCOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO EBRAM (1989 - 2019)
2020, ABORDAGEM CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (6º ao 9º anos) APROVADOS PELO PNLD 2020
2020, MODALIDADES DIDÁTICAS, RECURSOS E INSTRUMENTOS DE ENSINO ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (6º ao 9º ANOS): UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE OBRAS APROVADAS PELO PNLD 2020
2019, GASTROPODA TERRESTRE DA FLONA DA RESTINGA DO MUNICÍPIO DE CABEDELO: contribuição ao conhecimento taxonômico e conservação das espécies da Mata Atlântica
2018, EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CARIRI PARAIBANO: CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE TERRESTRE TENDO COMO ÊNFASE A RPPN FAZENDA ALMAS (SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS - BIOMA CAATINGA)
2017, ECOSSISTEMAS MARINHO, MANGUEZAL E RECIFAL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (6º AO 9º ANOS) E BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO) PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2012 - 2016
2016, GASTROPODA TERRESTRES DA CAATINGA: UM ESTUDO REALIZADO NA RPPN FAZENDA SANTA CLARA, SÃO JOÃO DO CARIRI, PB
2016, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2010 - 2014
2015, FILO MOLLUSCA: ANATOMIA, FISIOLOGIA, SISTEMÁTICA E IMPORTÂNCIA DESSES ANIMAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
2015, EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E PARASITOSES HUMANAS (VERMINOSES): O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO) SOBRE ESTA TEMÁTICA?
2014, EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E PARASITOSES HUMANA (VERMINOSES): O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (6º AO 9º ANO) SOBRE ESTA TEMÁTICA?
2014, ATIVIDADES PRÁTICAS, EXPERIMENTAÇÃO E ESTUDOS DO MEIO: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2003 A 2013)
2013, EXPERIMENTAÇÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS E ESTUDOS DO MEIO: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIENCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2013, SEXUALIDADE (CORPO E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS): O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE ESTA TEMÁTICA?
2012, EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MATA ATLÂNTICA: O QUE DIZ OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (6º AO 9º ANO) SOBRE ESSE BIOMA?
2012, MEIO AMBIENTE, ECOSISTEMA MANGUEZAL E SUA BIODIVERSIDADE: ANÁLISE DE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
2011, EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ECOSSISTEMA MANGUEZAL: VIVÊNCIAS INTEGRADORAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA-PB
2011, MATA ATLÂNTICA - BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE JOÃO PESSOA-PB
2010, CIDADE EDUCADORA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE JOÃO PESSOA-PB
2009, EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: O RIO TAPEROÁ E SUAS PROBLEMÁTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
2009, BIOMA CAATINGA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEMI-ÁRIDO: VIVÊNCIAS INTEGRADORAS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CARIRI. PARAIBANO.
HERMES TALLES DOS SANTOS BRUNIERI
2024, Base Nacional Comum Curricular e Língua Portuguesa: Constituição e Caracterização Pedagógica do Ensino de Língua Materna e suas Literaturas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2023, A linguagem como Processo de Interação e o Texto como Objeto Fundamental do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o que indiciam as habilidades da BNCC e da PCEP?
2022, Ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: da Base Nacional Comum Curricular à Proposta Curricular do Estado da Paraíba
IDELSUITE DE SOUSA LIMA
2023, PARA ALÉM DA PRESCRIÇÃO CURRICULAR: POLÍTICAS FORMATIVAS PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ILDO SALVINO DE LIRA
2022, UMA ANÁLISE DAS AÇÕES EM CURSO DE UM PROJETO COLABORATIVO NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO DE JOÃO PESSOA
2020, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CONTEXTO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS PELOS SUJEITOS SITUADOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA
JOSE FRANCISCO DE MELO NETO
2014, BANCOS COMUNITÁRIOS: DESENVOLVIMENTO LOCAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA
JOSE RAMOS BARBOSA DA SILVA
2020, A DIDÁTICA EM MOVIMENTO: UMA ESCOLA FUNDAMENTAL SEM SÉRIES, SEM REPROVAÇÕES, COM ESTUDANTES E PROFESSORES COM VOZ ATIVA.
LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
2024, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AVALIANDO PRÁTICAS COLABORATIVAS E INOVADORAS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA
2021, INDICADORES DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA
2020, INDICADORES DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PARAÍBA
2020, Indicadores de mudanças na formação de professores de Geografia: contribuições para a reforma curricular dos cursos de licenciatura da Paraíba
MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
2020, A implementação da Escola Cidadã de Ensino Médio na Paraíba: a relação entre professores e alunos e a interface com a disciplina escolar Geografia
2019, A implementação da Escola Cidad㠖 Ensino Médio – na Paraíba e o papel do professor de Geografia: compreender a escola real para formar professores
2011, LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: AUTORES E EDITORAS (SÉCULO XIX A MEADOS DO SÉCULO XX)
2010, A PROVÍNCIA DA PARAYBA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (1870-1920)
2009, A PROVÍNCIA DA PARAYBA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA (1870 - 1920)
MARIA ALVES DE AZEREDO
2020, A ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – OS DESAFIOS PARA ENSINAR O QUE NÃO SE APRENDEU
2019, O LETRAMENTO MATEMÁTICO – ARTICULAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM MATEMÁTICA E A LÍNGUA MATERNA
2018, O LETRAMENTO MATEMÁTICO – ARTICULAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM MATEMÁTICA E A LÍNGUA MATERNA
2017, O LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2015, A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE LETRAMENTO
2013, A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
MARIA EMILIA SARDELICH
2024, QUINZE ANOS DA LEI N. 11.645/2008 NOS ENCONTROS NACIONAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: O QUE SE DISCUTE NO COMITÊ EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS
2023, VINTE ANOS DA LEI N. 10.639/2003 NOS ENCONTROS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS (ANPAP): O QUE SE DISCUTE NO COMITE DE EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS (EAV).
2017, CONEXÕES ENTRE CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO ENTRE 2009-2015.
2016, A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA CULTURA VISUAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: O ESTADO DO CONHECIMENTO NO BRASIL ENTRE 2005-2015.
2015, A EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2005-2015.
MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
2019, Quando as mulheres escrevem: educação e questões afins no jornal Correio da Manhã/PB (1916 - 1934)
2018, Quando as mulheres escrevem: participação de professoras na Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (1909 – 1974)
2017, QUANDO AS MULHERES ESCREVEM SOBRE EDUCAÇÃO E QUESTÕES AFINS - PARAÍBA (1940 - 1950)
2016, ESCRITOS PARA A EDUCAÇÃO: PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORAS NA REVISTA DE ENSINO - PARAÍBA (1932-1942)
2014, QUANDO AS MULHERES ESCREVEM TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DA PARAÍBA (DÉCADA DE 1930)
2013, QUANDO AS MULHERES ESCREVEM: TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DA PARAÍBA (DÉCADAS DE 1920 E 1930)
2012, PATRONESSES DE ESCOLAS PÚBLICAS: SUAS MEMÓRIAS E CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO PARAIBANA
2011, EM BUSCA DE VESTÍGIOS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE MULHERES QUE NOMEIAM ESCOLAS (1950 – 1970)
2010, DO SILÊNCIO À MEMÓRIA: REVELANDO A HISTÓRIA DAS MULHERES QUE NOMEIAM ESCOLAS (1970- 2000)
2009, NOMES DE ESCOLA: LUGAR DE (NÃO) MEMÓRIA DE MULHERES?
2009, NOMES DE ESCOLA: LUGAR DE MEMÓRIA DE MULHERES.
MARINÊS ANDREA KUNZ
2024, Leitura, literatura e ensino no Ensino Fundamental I
2023, Leitura, literatura e ensino no Ensino Fundamental I
MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
2020, LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: a que será que se destina
2020, LETRAMENTOS E ENSINO: práticas sociais de linguagem em sala de aula
2018, LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: A QUE SERÁ QUE SE DESTINA
2012, A ESCRITA NA ESCOLA NA ERA DIGITAL
MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
2024, As metodologias ativas de ensino como ferramentas de educação em saúde – um continuum formativo
2024, As metodologias ativas de ensino como ferramentas de educação em saúde – um continuum formativo
2023, As metodologias ativas de ensino como ferramentas de educação em saúde
2022, As metodologias ativas de ensino como ferramentas de educação em saúde
2021, As metodologias ativas de ensino como ferramentas de educação em saúde
2020, As metodologias ativas de ensino como ferramentas de educação em saúde
2019, AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
2011, MONITORIA EM FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
2024, EDUCAÇÃO E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: MAPEAMENTO DE METAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS SISTEMAS DE ENSINO MUNICIPAIS EDUCAÇÃO E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: MAPEAMENTO DE METAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS SISTEMAS DE ENSINO MUNICIPAIS EDUCAÇÃO E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: MAPEAMENTO DE METAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS SISTEMAS DE ENSINO MUNICIPAIS
2022, EDUCAÇÃO PÚBLICA E POPULAR EM UM CENÁRIO NEOLIBERAL: IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO À FORMAÇÃO INTEGRAL DAS JUVENTUDES
2021, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA PARAIBA: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS POPULARES (1980-2018)
2020, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA PARAIBA: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS POPULARES (1980-2018)
2019, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA PARAIBA: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS POPULARES DO SERVIÇO DE EDCUAÇÃO POPULAR (1980-2018)
2015, ARQUITETURA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA: ESPAÇOS E TEMPOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ROBSON GUEDES DA SILVA
2024, PROCESSOS EDUCATIVOS QUEERS NOS DISCURSOS DO JORNAL LAMPIÃO DA ESQUINA (1978-1981)
2023, PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO E PROCESSOS EDUCATIVOS QUEER NO JORNAL LAMPIÃO DA ESQUINA
2023, PROCESSOS EDUCATIVOS QUEER NO DISCURSO DO JORNAL LAMPIÃO DA ESQUINA
SEVERINO BEZERRA DA SILVA
2024, O MUNICIPIO DE SANTA RITA: pesquisa de Fontes Locais e suas contribuições para educação.
2023, O MUNICIPIO DE SANTA RITA: pesquisa de Fontes Locais e suas contribuições para educação.
2022, O MUNICIPIO DE SANTA RITA-PB: Fontes documentais locais e educação
2021, O MUNICIPIO DE SANTA RITA-PB-Fontes documentais locais e educação.
2020, O PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS
2019, MEMORIA DO PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS
2018, EDUCAÇÃO DO CAMPO, FONTES DOCUMENTAIS/MONUMENTAIS LOCAIS E SABERES ESCOLARES – ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA/PB
2017, EDUCAÇÃO DO CAMPO, FONTES DOCUMENTAIS LOCAIS E SABERES ESCOLARES - DISTRITO RURAL DE LEROLÂNDIA-SANTA RITA/PB
2015, EDUCAÇÃO DO CAMPO, FONTES DOCUMENTAIS E SABERES ESCOLARES - A QUESTÃO DO DISTRITO RURAL DE LEROLÂNDIA-SANTA RITA/PB
TIMOTHY DENIS IRELAND
2013, APRENDIZAGEM MÓVEL NO CANTEIRO DE OBRA: UM ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PALMA NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO
VILMA DE LURDES BARBOSA E MELO
2017, HISTÓRIA LOCAL: MEMÓRIAS E FUTUROS POSSÍVEIS. ACERVO E ARQUIVOS DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA PB.
2016, RESGATE DO PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS
VINICIUS MARTINS VARELLA
2019, O uso dos gêneros textuais no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
 
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