UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 20 de Dezembro de 2025


CCHLA - DH

CCHLA - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Últimas Notícias

09/12/2025 Horários da Seleção de Monitoria 2025 - Projeto INOVEH
05/11/2025 Nota de Pesar
09/10/2025 RESULTADO FINAL - Concurso Docente de História da África
06/10/2025 Resultado da Prova de Títulos - Concurso Docente de História da África
29/09/2025 Resultado da Prova de Plano de Trabalho - Concurso Docente História da África

Apresentação do Departamento

As origens do Departamento de História (DH), situado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), remontam à instalação da Universidade da Paraíba, em 2 de dezembro de 1955, criada e mantida pelo governo estadual até sua federalização em 13 de dezembro de 1960, quando passou a chamar-se Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde então, tornou-se uma das principais referências da região, com forte interface em âmbito nacional, na produção do conhecimento histórico e na formação de profissionais de História.

 

É a unidade responsável direta pelo curso de Licenciatura em História, com duas entradas anuais, uma para o turno vespertino e outra para o noturno, além de ofertar algumas disciplinas obrigatórias em outros cursos de graduação da UFPB, como Arquivologia, Ciências Sociais, Economia, Relações Internacionais, Serviço Social e Turismo.  

Manteve, entre 2004 e 2017, o curso de Licenciatura em História PEC-MSC, oferecido em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária através do Programa Nacional de Reforma Agrária (INCRA/PRONERA). Foi o primeiro curso de Licenciatura em História do país voltado para a formação de pessoas que vivem em assentamentos criados e reconhecidos pelo INCRA, quilombolas e trabalhadoras/es acampadas/os cadastradas/os pela autarquia.

Em 2004, o Departamento criou o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFPB) e, em 2019, o polo da UFPB do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória), organizado em rede nacional. Alguns/mas docentes lotadas/os no DH também atuam em outros programas de pós-graduação, como Ciências Jurídicas, Educação, Serviço Social e Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas.

 

O DH mantém no CCHLA o Laboratório de Ensino de História (LABORHIS), espaço de apoio à formação discente, com obras e instrumentos pedagógico para o Ensino de História. Desde 1995, publica a Sæculum - Revista de História (ISSN 0104-8929, e-ISSN 2317-6725), reconhecido periódico acadêmico, pelo qual são publicados artigos de historiadores de todo o país e de outras partes do mundo. Em 2025, surgiu Perg@minho - Revista Discente de História (e-ISSN 3086-2299), mantida por discentes dos cursos de graduação e pós-graduação (PPGH e ProfHistória) da UFPB.

 

Ao longo de sua trajetória, os profissionais que atuaram e atuam no Departamento contribuíram decisivamente para a produção de importantes espaços de ampliação de suas atividades acadêmicas na UFPB, a exemplo do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR-UFPB), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-UFPB), do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, do LABORES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Extensão sobre Trabalho, do Núcleo de Estudos Benjaminianos em Tradução e Imagem – NEBETI.

Além de sua atuação no âmbito da UFPB, o DH há décadas desenvolve importantes parcerias de trabalho com instituições diversas, no plano local e nacional, de forma a prestar relevantes serviços à educação, ciência e cultura. Entre as entidades e instituições parceiras, destacamos a Associação Nacional de História (ANPUH), em particular a Seção Paraíba (ANPUH-PB), o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), a Fundação Casa de José Américo (FCJA), o Instituto Nacional do Semiárido (INSA). Alguns de seus docentes participaram das Comissões Estadual e Locais da Verdade da Paraíba e de João Pessoa. As relações com outras universidades, em particular com UFCG, UEPB, UFPE, UFRPE, UFRN, têm rendido resultados expressivos ao longo dessas décadas de atuação.

 

 

Seu Corpo Docente, formado integralmente por doutores, está organizado em cinco áreas: 

 

TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA: Ana Maria Veiga, Ângelo Emílio da Silva Pessoa, Eduardo Henrique de Lima Guimarães, Gustavo Tavares da Silva, Jaldes Reis de Menezes, Raimundo Barroso Cordeiro Júnior, Telma Cristina Delgado Dias Fernandes. Disciplinas obrigatórias da área: Introdução aos Estudos Históricos, Teoria da História, Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia da História, Historiografia, Historiografia Brasileira;

 

ENSINO DE HISTÓRIA: Ariane Norma de Menezes Sá, Ana Maria Veiga, Damião de Lima, Martinho Guedes dos Santos Neto, Paulo Roberto de Azevedo Maia, Paulo Roberto Souto Maior Júnior. Disciplinas obrigatórias da área: Educação para as Relações Étnico-Raciais, Laboratório de Ensino de História I - Materiais Didáticos, Laboratório de Ensino de História II - Linguagens Historiográficas, Laboratório de Ensino de História III - Patrimônio e Memória;

 

TEMPORALIDADES RECUADAS: Cláudia Cristina do Lago Borges, Guilherme Queiroz de Souza, Priscilla Gontijo Leite, Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano. Disciplinas obrigatórias da área: Pré-História, História Antiga I, História Antiga II, História Medieval I e História Medieval II, História dos Povos Originários das Américas;

 

MUNDO MODERNO: Acácio José Lopes Catarino, Ariane Norma de Menezes Sá, Carla Mary da Silva Oliveira, Lúcio Flávio Sá Peixoto de Vasconcelos, Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano, Solange Pereira da Rocha. Disciplinas obrigatórias da área: História Moderna I, História Moderna II, História do Brasil I, História da América I, História da Paraíba I, História da África, Formação Social do Brasil, História Social e Política do Brasil I;

 

MUNDO CONTEMPORÂNEO: Ana Beatriz Ribeiro Barros Silva, Ariane Norma de Menezes Sá, Flávio Lúcio Rodrigues Vieira, José Ernesto Pimentel Filho, José Jonas Duarte da Costa, Lúcio Flávio Sá Peixoto de Vasconcelos, Monique Guimarães Cittadino, Paulo Giovani Antonino Nunes, Paulo Roberto de Azevedo Maia, Solange Pereira da Rocha, Tiago Bernardon de Oliveira. Disciplinas obrigatórias da área: História Contemporânea I, História Contemporânea II, História do Brasil II, História do Brasil III, História do Brasil IV, História da América II, História da Paraíba II, História da Ásia Contemporânea, Formação Econômica do Brasil, História Econômica Geral, História Social e Política do Brasil II. 

 

 

No âmbito do DH, organizam-se os seguintes GRUPOS DE PESQUISA (DGP/CNPq): Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX); GEPEHTO – Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Trabalho; Gradalis - Grupo de Estudos Medievais; Grupo de Estudos Indígenas da Paraíba - ABAIARA; Grupo de Estudos e Pesquisa em História do Brasil Republicano – GEPHis-BR; História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO; Humanyzarte: uso de tecnologias para educação na formação do licenciado em História; Memória, política e direitos humanos; ProjetAH - História das Mulheres, Gênero, Imagens, Sertões; Rhetor - Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Antiga; Saberes Históricos: Ensino de História, Historiografia e Patrimônios; Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista – GPSCENO.

Chefia do Departamento:
MONIQUE GUIMARAES CITTADINO
Telefone(s):
3216-7339
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2025 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v25.12.5