HALANE MARIA BRAGA FERNANDES BRITO

CT - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Ir ao Menu Principal
Apresentação e discussão sobre a disciplina e as concepções linguísticas no ensino de Língua Portuguesa (13/02/2023 - 13/02/2023)
a) Apresentação do professor e dos estudantes; b) Leitura e discussão sobre o plano de ensino; ajustes, se necessário. Discussão sobre o vídeo de Castro (2021) c) Apresentação e explicação sobre as atividades avaliativas e os critérios de avaliação d) Orientações e combinados.
   Plano de Ensino   
  

Concepções de Linguagem





CASTRO, V. M. Concepções de Linguagem, in: UNIVESP. Linguagem e Significação: Letras. São Paulo: Univesp, 2021.

  
  Concepções de linguagem e ensino de leitura   
FUZA; OHUSCHI; MENEGASSI. Concepções de Linguagem e ensino de leitura. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 479-501, jul./dez. 2011.
Ensino de língua portuguesa para falantes de Português (27/02/2023 - 06/03/2023)
Discussão sobre o texto de Possenti (1996)
Alfabetização e Letramento (13/03/2023 - 20/03/2023)
Discussão sobre o vídeo de Magda Soares (2016) e Discussão sobre o texto de Cecília Goulart (2014).
  

Alfabetização e letramento





SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Cenpec, 2016.

  
  O conceito de letramento em questão   
GOULART, C. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, São Paulo, v.9, n. 2, p. 35-51, Ago./Dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200004
  MORAIS, A. de. Se a escrita é um sistema de notação (e não um código), que implicações isso tem para a alfabetização   
MORAIS, A. de. Se a escrita é um sistema de notação (e não um código), que implicações isso tem para a alfabetização? In: MORAIS, A. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (Orgs).Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  COUTINHO, M. de L. Psicogênese da Língua Escrita:o que é?   
COUTINHO, M. de L. Psicogênese da Língua Escrita:o que é? In: MORAIS, A. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (Orgs). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  Alfabetização e Letramento   
MARTINS, M. S. C. Contribuições da linguística contemporânea para a reflexão em torno da alfabetização e do letramento. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 20, n.1, p.8774- 8786, jan./mar.2023
  At. Avaliativa 1 - Comentário Crítico  
Inicia em 17/04/2023 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2023 às 23h 59
Competência Comunicativa (27/03/2023 - 27/03/2023)
Discussão sobre os textos de Franco e Almeida Filho (2009) e Matêncio (2004).
  FRANCO; ALMEIDA FILHO. O conceito de competência comunicativa   
FRANCO, M. M. S.; ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O conceito de competência comunicativa em retrospectiva e perspectiva. Desempenho, Brasília, v. 1, n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9360
  MATÊNCIO. Letramento, competência comunicativa e representações da escrita   
MATÊNCIO, M. de L. M. Letramento, competência comunicativa e representações da escrita. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 21, p. 23-33, Jan./Jun. 2004. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/236
Oralidade, Escrita e Projetos de Letramento (03/04/2023 - 10/04/2023)
Discussão sobre o texto de Martins (2008).
Sequências Didáticas e Projetos de Letramento (17/04/2023 - 17/04/2023)
Discussão sobre os textos de Saraiva e Mügge (2006), Ranzani e Pereira (2018), Andrade e Sales (2020).
  SARAIVA; MÜGGE. Literatura na escola   
SARAIVA, J. A.; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006
  RANZANI; PEREIRA. Projetos de Letramento na Educação Infantil:   
RANZANI, A.; PEREIRA, P. Projetos de Letramento na Educação Infantil: práticas orais e escritas. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 302-317, jul./dez., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/download/11902/7843/34981
  ANDRADE; SALES. Práticas de escrita em um projeto de letramento   
ANDRADE, M. J.; SALES, L. S. Práticas de escrita em um projeto de letramento: uma experiência nos anos iniciais. Revista Linguagens & Letramentos, Cajazeiras (PB), v. 5, n. 1, Jan-Jun, 2020. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/linguagensletramentos/article/view/1430/588.
  Síntese 01  
Inicia em 02/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2023 às 23h 59
  Síntese 2  
Inicia em 02/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2023 às 23h 59
  Síntese 3  
Inicia em 02/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2023 às 23h 59
Leitura e ensino (24/04/2023 - 24/04/2023)
Discussão sobre o vídeo Uniasselvi (s/d) e Fregonezi (1999).
  FREGONEZI. A formação do professor de leitura   
FREGONEZI, D. E. A formação do professor de leitura, in: _____. Elementos do ensino de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 1999.
  

Ensino de Leitura





UNIASSELVI. Ensino de Leitura. s/l: s/d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eYqvfe54NwM

  
Produção textual e ensino (08/05/2023 - 08/05/2023)
Discussão sobre o vídeo Dolz, Gagnon e Decândio (2010) e Oliveira e Nascimento (2014
  OLIVEIRA, A. de C.; NASCIMENTO, S. S. O. O processo de produção textual e o ensino   
OLIVEIRA, A. de C.; NASCIMENTO, S. S. O. O processo de produção textual e o ensino: registro de uma experiência exitosa, in: Anais do XXV GENLE. Natal: EDUFRN, 2014. Disponível em: https://gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/546.pdf
Ortografia e Ensino (15/05/2023 - 15/05/2023)
Discussão sobre o texto de Pessoa (2012).
Apresentação de sequências didáticas (22/05/2023 - 29/05/2023)
Atividades elaboradas pelos discentes.
  At. Avaliativa 3 - Sequência Didática  
Inicia em 01/06/2023 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2023 às 23h 59
Encerramento da disciplina (05/06/2023 - 05/06/2023)
Avaliação da disciplina e do professor; - Orientação aos alunos que precisarem repor avaliação ou realizar exame final.
Reposição (12/06/2023 - 12/06/2023)
Atividade de reposição

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v24.5.0