PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Doutorado

Mestrado

  • CIÊNCIA POLÍTICA
    • Linhas de Pesquisa:
      • INSTITUIÇÕES E ANÁLISE POLÍTICA
      • A proposta desta linha consiste em desenvolver pesquisas acerca de um conjunto amplo de instituições políticas, bem como estudos sobre normas, dinâmica e efeitos de processos políticos. Neste sentido, constituem temas de investigação teórica e empírica: Estado, sociedade e participação política; regimes políticos, processos de transição e democracia em perspectiva comparada; as múltiplas relações entre Executivo, Legislativo e Judiciário; sistemas partidários, processos eleitorais, recrutamento de elites e comportamento político; a dinâmica entre atores e agências no processo decisório governamental; a análise do desempenho institucional e a avaliação de políticas públicas.

      • TEORIA E PENSAMENTO POLÍTICO
      • Esta linha de pesquisa se articula em dois eixos: 1) o estudo de teorias clássicas e contemporâneas no campo da Ciência Política; as teses sobre o poder, a soberania e a dominação; as teorias sobre o republicanismo, a legitimidade e a justiça; o ideal democrático e a representação; democracia, sociedade civil, participação política e accountability; 2) a reflexão em torno de tradições e linhagens do pensamento político; as correntes contemporâneas no campo do pensamento político; a articulação entre a análise da realidade e a ação política, classes sociais e grupos de interesse; o pensamento social e político de grupos dirigentes, elites burocráticas, militares, religiosos e intelectuais.

Mestrado

  • POLÍTICA INTERNACIONAL
    • Linhas de Pesquisa:
      • POLÍTICA EXTERNA, COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
      • Esta linha de pesquisa busca o entendimento da dinâmica da política externa, das ações de cooperação internacional e das estratégias de desenvolvimento dos países. A análise da política externa baseia-se no estudo de instituições, processos decisórios, recursos e condicionantes sistêmicos. Objetiva-se a identificação dos agentes e estruturas, assim como sua relação, para a resultante da política externa de determinado Estado. Estudam-se os mecanismos de cooperação bilateral, regional e multilateral que incidem sobre as trajetórias de desenvolvimento dos países. As análises centram-se no papel de instituições e regimes internacionais, nos arranjos de integração regional e nas modalidades de cooperação técnica entre os Estados. Assim, a linha pretende lidar com a relação entre os níveis doméstico e internacional no que tange aos processos de desenvolvimento dos países, tratando dos constrangimentos externos e das estratégias para construir trajetórias de desenvolvimento econômico e social.

      • SEGURANÇA, ESTUDOS DE PAZ E ORDEM INTERNACIONAL
      • A presente linha de pesquisa estuda grandes questões contemporâneas relativas a paz e segurança internacionais e seus efeitos sobre a ordem internacional. Os eixos temáticos básicos da linha são três: (1) Segurança Internacional; (2) Estudos de Paz e Teorias Normativas; e (3) Ordem e Justiça Internacionais. O primeiro eixo temático abrange o exame e a discussão da problemática da segurança dos atores estatais e não-estatais e sua relação com a paz na ordem internacional. “Estudos de Paz e Teorias Normativas” se debruça nos desafios ao estabelecimento da paz sustentável, aprofundando o debate sobre as teorias normativas na Política Internacional. O terceiro eixo analisa a relação entre os requisitos da ordem internacional e as exigências da justiça internacional, estudando, em particular, a compatibilidade, complementariedade ou mesmo confrontação entre os valores da ordem e da justiça no plano internacional.