PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: RAMON RUDÁ BRITO MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON RUDÁ BRITO MEDEIROS
DATA: 10/06/2024
LOCAL: Sala Virtual (meet.google.com/wmf-empp-adq)
TÍTULO: ESTUDO DA ANISOTROPIA E DA CONCENTRAÇÃO DE TENSÕES CAUSADA POR UMA DESCONTINUIDADE GEOMÉTRICA EM COMPÓSITOS HÍBRIDOS DE CARBONO/ARAMIDA E CARBONO/HMPP.
PALAVRAS-CHAVES: Anisotropia. Aramida. Compósito Híbrido. Concentrador de Tensão. HMPP.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Processos de Fabricação
RESUMO: A maioria dos compósitos estruturais apresentam baixa densidade e alta resistência mecânica, o que permite conceber estruturas mais leves do que aquelas fabricadas em metais tradicionais (aço, ferro fundido ou alumínio). Essas características tornam os materiais compósitos competitivos em várias aplicações de cunho estrutural, aeroespacial, militar, automotivo, esportivo, entre outros. A otimização e ajustes das propriedades mecânicas dos compósitos podem ser obtidas pelo processo de hibridização, sendo possível reduzir a fragilidade e melhorar a capacidade de absorção de energia, como é o caso da hibridização de compósitos de carbono com fibras de vidro, Kevlar®, Innegra® e Dyneema®. Na maioria das aplicações de engenharia mecânica, faz-se necessário a inserção de descontinuidades geométricas para desempenhar alguma função. O exemplo mais comum é o furo, o qual é inserido em estruturas com o intuito de propiciar uniões, fixações de acessórios, passagens de cabos e dutos etc. Esta tese tem como objetivo estudar os efeitos da hibridização em compósitos de carbono com fibras de aramida e HMPP (High Modulus Polypropylene), avaliando e quantificando os efeitos anisotrópicos desses materiais, bem como, o comportamento mecânico de laminados com descontinuidade geométrica comum (furo circular concêntrico) quando submetidos ao esforço de tração uniaxial. Os laminados compósitos de carbono, híbrido de carbono/aramida e híbrido de carbono/HMPP utilizados foram fabricados via vacuum bag. As caracterizações das propriedades mecânicas à tração e cisalhamento do material foram realizadas em três orientações: 0°, ±45° e 90°. Ensaios mecânicos de tração uniaxial em corpos de prova com furo circular concêntrico foram realizados e as medições das deformações quantificadas pela técnica DIC (Digital Image Correlation). Os dados obtidos experimentalmente para concentração de tensão foram comparados com modelos analíticos e numéricos. As maiores resistências à tração foram medidas nos laminados com orientação 0°, aproximadamente 609 MPa, 420 MPa e 281 MPa, para laminado de carbono, laminado híbrido de carbono/aramida e laminado híbrido de carbono/HMPP, respectivamente. As deformações máximas à tração foram observadas nos laminados com orientação ±45°. Os valores de concentração de tensão obtidos experimentalmente divergiram dos valores citados pela literatura para materiais isotrópicos, o que ressalta a importância do estudo de concentradores de tensão em materiais compósitos. Os modelos analíticos e numéricos apresentam uma boa concordância, sendo possível seu uso com certo grau de majoração.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 3135833 - BRUNO ALESSANDRO SILVA GUEDES DE LIMA