PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JULIO CESAR DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CESAR DA SILVA
DATA: 20/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Por vídeo-conferência
TÍTULO: DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM ROLAMENTOS DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS VIA DENSIDADE DOS MÁXIMOS A PARTIR DO SINAL DA CORRENTE DO ESTATOR
PALAVRAS-CHAVES: Motor de indução trifásico, rolamento, teoria do caos, corrente de armadura
PÁGINAS: 201
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação
ESPECIALIDADE: Instrumentação Eletromecânica
RESUMO: Os motores de indução trifásicos (MITs) são amplamente utilizados na indústria devido à sua confiabilidade, robustez e baixo custo, sendo a principal força motriz no setor industrial. Falhas em rolamentos representam mais de 40% das falhas em motores de indução, resultando em paradas inesperadas, aumento dos custos de produção e possíveis acidentes. Neste contexto, este trabalho propõe um novo método não invasivo para o diagnóstico de falhas em rolamentos de MITs, utilizando a análise da corrente do estator combinada com a técnica SAC-DM (Signal Analysis based on Chaos using Density of Maxima) e uma rede neural artificial do tipo MLP (Multilayer Perceptron). Para comparação, foram implementados dois métodos adicionais que utilizam sinais de vibração mecânica e sonora emitidos pelo MIT, juntamente com a técnica do envelope de Hilbert. Os sinais foram coletados simultaneamente sob seis condições de carga: 0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100% da carga nominal. Foram analisadas condições de rolamento saudável, com falha na pista externa, pista interna e falha mista. Para a falha na pista externa, a análise dos sinais de vibração apresentou um erro relativo percentual máximo de 0,60%, enquanto para o som o erro foi de 0,53%. Para a falha na pista interna, o erro relativo percentual máximo foi de 0,49% para vibração e 0,36% para o som. O novo método proposto, utilizando SAC-DM, detectou falhas nos rolamentos com uma acurácia de classificação de 96,82%, mesmo com o motor operando sob carga variável. Esta nova metodologia pode, portanto, contribuir significativamente para o diagnóstico de falhas em rolamentos de MITs, oferecendo uma alternativa mais eficiente e não invasiva em comparação com os métodos tradicionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Interno - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO NOBREGA SOBRINHO
Externo à Instituição - MARCEU OLIVEIRA ADISSI