PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO KARLOS ARAUJO VALENCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO KARLOS ARAUJO VALENCA
DATA: 09/08/2024
LOCAL: meet.google.com/sya-hcuz-wbx
TÍTULO: Desenvolvimento de Bancada Experimental para Avaliação das Propriedades Ópticas de Superfícies Seletivas Solares
PALAVRAS-CHAVES: Protótipo experimental. Superfície Seletiva. Magnetron Sputtering. Coletores Solares. Cromo Negro.
RESUMO: Diante da evolução do esgotamento dos combustíveis fósseis e a preocupação pelos seus impactos ambientais, diversas pesquisas estão sendo direcionadas para fontes de energias alternativas e renováveis. Um conversor solar é um dispositivo usado para converter energia solar em energia térmica usando uma superfície seletiva para aumentar a energia absorvida, o que melhora muito a eficiência. Contudo, apesar de ainda existirem desafios tecnológicos e econômicos para a sua aplicação, vem se buscando o aperfeiçoamento de metodologias e processos de fabricação visando melhor eficiência e custo benefício. Este trabalho tem como objetivo, desenvolver um protótipo experimental para auxiliar na metodologia de caracterização de superfícies seletivas, através de testes realizados em condições semelhantes ao ambiente de aplicação. A metodologia foi composta por 3 fases de testes, identificadas como Fase I (Deposição do Material), Fase II (Envelhecimento Térmico) e Fase III (Envelhecimento Fototérmico). Foram utilizadas superfícies seletivas à base de cromo com diferentes configurações – Cr (S1), Cr2O3 (S2), Cr/Cr2O3 (S3) e Cr2O3/Cr/Cr2O3 (S4) – depositadas em substrato de aço inoxidável via Magnetron Sputtering e caracterizadas pelas técnicas de UV-Vis-NIR, FTIR, perfilometria óptica e difração de raios-X. Nesta etapa de resultados preliminares, foram avaliadas duas fases, a Fase I e Fase II. Os resultados da Fase I (T = 25°C) apontaram como a de melhor desempenho, em níveis de absorção, o filme S3 com 96,35% e o filme de S1 com 93,94%. Já os resultados da Fase II (T = 250°C), todos os filmes analisados obtiveram redução nos valores de absorção, exceto o filme S2 cuja absortância elevou-se de 87,58% para 91,71%, um aumento de 4,13%. Pôde-se concluir, pelos testes e caracterizações realizadas, que as superfícies obtidas pelo processo de fabricação desenvolvido neste trabalho, são alternativas viáveis para o uso em coletores solares térmicos.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE