PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: KEROLAYNE SANTOS LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEROLAYNE SANTOS LEITE
DATA: 24/05/2024
LOCAL: Sala Virtual (meet.google.com/xse-wbqz-jvt)
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO COMO AGENTE RETICULANTE NAS PROPRIEDADES DE FILMES DE GALACTOMANANA DE Prosopis juliflora (Sw.) DC.
PALAVRAS-CHAVES: Galactomanana, Filmes biodegradáveis, Reticulação, Prosopis juliflora.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Processos de Fabricação
RESUMO: Os bioplásticos sintetizados a partir de polissacarídeos apresentam baixas propriedades físicas e mecânicas em comparação aos polímeros sintéticos. A utilização de ácido cítrico como agente reticulante tem sido investigada como estratégia para melhorar as propriedades desses biopolímeros. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo avaliar a influência do ácido cítrico como agente reticulante nas propriedades de filmes biodegradáveis de galactomanana de Prosopis juliflora (Sw) DC. Inicialmente a galactomanana foi obtida por extração etanolica e caracterizada em relação ao rendimento, granulometria e ressonância magnética nuclear (RMN). Após, o polissacarídeo foi diluído, adicionado de amido, glicerina e 10 a 20% de ácido cítrico de forma a obter 07 (sete) formulações que foram secas via Casting, os filmes foram caraterizados por Difração de Raios-X (DRX), Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectrofotometria de Ultravioleta-Visível (UV-VIS), Resistência a Tração, ângulo de contato, estudo reológico, potencial zeta, rugosidade e análise térmica. Os resultados demostram que a galactomanana apresentou rendimento de 11,68%, sistema polidisperso de agregação de partículas e razão M/G (1,81). Os dados de DRX demostraram que os filmes apresentaram perfil cristalográfico de natureza semicristalina, porém com a adição de ácido cítrico houve deslocamento nos picos devido a formação da ligação éster caracterizado pela faixa espectral em torno de 1720 cm-1 no FTIR, as interações químicas entre a galactomanana e 20% de ácido cítrico resultaram em filmes com elevada absorção a luz ultravioleta além de propriedades mecânicas compatíveis a filmes sintéticos. Observa-se também que a adição de amido nos filmes F6 e F7 diminuiu a hidrofilicidade do material, aumentou a rugosidade e a estabilidade térmica dos filmes. Pode-se concluir que os biopláticos de galactomanana adicionados de amido de milho e reticulados por ácido cítrico obtiveram melhores propriedades físicas e mecânicas e se compararam a plásticos sintéticos.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE