PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA ROSE DE ARAUJO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA ROSE DE ARAUJO SANTOS
DATA: 27/06/2024
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Aplicabilidade dos modelos climáticos e influência das mudanças climáticas na produção eólica na região Nordeste do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Energia Eólica, Modelo Climático, Caminhos Socioeconômicos Compartilhados, Inteligência Artificial, Produção Eólica.
RESUMO: As mudanças climáticas são impulsionadas pela emissão e concentração de gases de efeito estuda na atmosfera. Consequentemente há uma busca por soluções que minimizem a presença desses gases na atmosfera. A geração de energia a partir de fontes renováveis é um caminho promissor a ser seguido. A geração de energia eólica se destaca nesse cenário pelo fato de o vento ser uma fonte inesgotável e em seu processo de operação não se fazer uso de combustíveis fósseis. Neste trabalho, a região Nordeste do Brasil foi escolhida como a área de estudo devido às características favoráveis do vento para produção eólica. O presente relatório de qualificação foi estruturado em capítulos em que cada um deles refere-se a um artigo da dissertação, com exceção ao capítulo 1, o qual apresenta a introdução e os objetivos e o último capítulo, o qual apresenta a conclusão geral. No capítulo 2, já concluído, realizou-se uma revisão bibliométrica abordando os impactos das mudanças climáticas na energia eólica. O capítulo 3, o qual está em desenvolvimento, apresentará resultados para velocidade dos ventos futura na região Nordeste do Brasil. Os dados passarão por cálculo de viés a fim de entender a precisão dos modelos aplicados, além da extrapolação dos dados para a altura de 100 m com a finalidade de obter dados na altura das turbinas eólicas e com isso calcular o potencial eólico futuro. O capítulo 4, concluído, apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito do uso da inteligência artificial nas projeções de ventos. Por sua vez, o capítulo 5, em desenvolvimento, utilizará dados reais obtidos a partir do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) com a finalidade de usá-los para realizar projeções de velocidade de ventos para a região Nordeste do Brasil a partir de técnicas de inteligência artificial. Por fim, o capítulo 6, em elaboração, utilizará o cálculo de curva de potência e os dados sobre velocidade dos ventos. A partir desses resultados analisará quais aerogeradores serão mais adequados nas possíveis mudanças nas características dos ventos futuros na região Nordeste do Brasil.
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Interno - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO