PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (CT - PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CAMILO GUSTAVO ARAÚJO ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILO GUSTAVO ARAÚJO ALVES
DATA: 06/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/bvv-jpdt-hyc
TÍTULO: Análise de Metodologias da Aplicação de Sistemas UVGI para Circulação Higiênica e Conforto Térmico em Salas de Cuidados Clínicos Através de Dinâmica dos Fluidos Computacional
PALAVRAS-CHAVES: Dinâmica dos Fluidos Computacional; Irradiação Germicida Ultravioleta; Conforto Térmico; Ambiente Hospitalar; Segurança Clínica.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A presente tese explora metodologias para aplicação de sistemas de Irradiação Germicida Ultravioleta (UVGI) em ambientes hospitalares, com foco na otimização da circulação higiênica do ar e do conforto térmico. Dada a necessidade crítica de ambientes clinicamente seguros, principalmente em setores de pneumologia que tratam doenças de transmissão aérea, o estudo utiliza Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) para simular e avaliar diferentes configurações de sistemas UVGI, em conformidade com os requisitos normativos brasileiros. As simulações foram realizadas no software ANSYS-Fluent©, em um modelo que representa uma sala de cuidados clínicos no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, Brasil. O estudo analisa tanto sistemas UVGI fixos quanto móveis, explorando suas diferentes disposições e orientações em relação ao fluxo de ar do sistema de climatização por dutos. O impacto desses arranjos na distribuição de temperatura e fluxo de ar foi avaliado, sendo esses elementos cruciais para garantir um ambiente hospitalar seguro e confortável. Os resultados demonstram que o UVGI pode influenciar positivamente a distribuição de temperatura e o comportamento do fluxo de ar, auxiliando na eliminação de zonas de alta temperatura e promovendo uma circulação mais uniforme. Entretanto, o desempenho ideal dos sistemas UVGI depende de configurações e posicionamentos específicos, de acordo com a geometria e os requisitos de cada ambiente, já que arranjos inadequados podem gerar áreas de calor residual. O estudo conclui que a implementação de sistemas UVGI, em conformidade com normas como a NBR 16401-2 e a Resolução Anvisa 09, pode contribuir significativamente para manter a higiene do ar e o conforto térmico nos ambientes hospitalares, desde que sejam realizados estudos detalhados das condições ambientais e especificidades de climatização. Esta pesquisa oferece uma contribuição relevante para o entendimento e a aplicação eficaz de sistemas UVGI em hospitais, especialmente em um contexto de crescente demanda por soluções que mitiguem a disseminação de doenças virais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ENIO PEDONE BANDARRA FILHO
Presidente - 2344244 - GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Externo ao Programa - 2352656 - JULIANA MAGNA DA SILVA COSTA MORAIS
Interno - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES