PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (CT - PPGEM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: RAILSON DE MEDEIROS NÓBREGA ALVES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAILSON DE MEDEIROS NÓBREGA ALVES
DATA: 28/01/2025
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/nua-ebmf-zje
TÍTULO: ESTUDO DE UMA LIGA SUPERELÁSTICA DE CUAIMn: INFLUÊNCIA DO REPROCESSAMENTO POR FUNDIÇÃO DE PRECISÃO RÁPIDA NA FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS CELULARES
PALAVRAS-CHAVES: Ligas com memória de forma; Ligas CuAIMn; Fundição de precisão rápida; Estruturas celulares; Energia dissipada.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: As Ligas de Memória de Forma (LMF) CuAlMn são alternativas às LMF NiTi devido ao menor custo, maior ductilidade, trabalhabilidade a frio e potencial para aplicações industriais diversas. Uma aplicação direta para as LMF CuAlMn superelásticas pode ser em estruturas celulares, que apresentam excelente capacidade de absorção de energia e desempenho funcional. Esses materiais têm gerado grande interesse em setores variados, incluindo automotivo, transporte, indústria naval, aeronáutica e esportes. Adicionalmente, a fundição de precisão rápida é uma alternativa moderna e eficiente para a fabricação de componentes complexos de LMF, permitindo alta precisão, reprocessamento do material e desempenho mecânico satisfatório. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal estudar uma LMF CuAlMn superelástica, analisando seu reprocessamento e a fabricação de estruturas celulares com geometrias Diamond e S, utilizando a técnica de fundição de precisão rápida. A fabricação da LMF CuAlMn foi realizada em um forno de indução aberto, sem atmosfera protetora. Os resultados mostraram que o reprocessamento da LMF CuAlMn por fundição de precisão rápida alterou, em pequena escala, a transformação de fase e as propriedades mecânicas da liga. Todos os componentes fabricados apresentaram superelasticidade à temperatura ambiente. Ensaios de compressão mostraram que o desempenho das estruturas celulares é altamente dependente da densidade relativa e da geometria da célula unitária. Estruturas com maior densidade relativa exigiram níveis de forças maiores para atingir uma deformação específica. A energia dissipada variou conforme a temperatura de ensaio, situando-se entre 0,14782 MJ/m³ e 0,75014 MJ/m³ para estruturas de geometria Diamond, e entre 0,04261 MJ/m³ e 0,21135 MJ/m³ para estruturas de geometria S. Além disso, as estruturas celulares de LMF CuAlMn apresentaram menores deformações residuais e níveis de força cerca de 10 vezes superiores a uma deformação máxima de 5%, quando comparadas a estruturas celulares fabricadas de alumínio. Assim, foi demonstrado que a fundição de precisão rápida é uma técnica viável para o reprocessamento de LMF CuAlMn, possibilitando a obtenção de componentes mecânicos com propriedades mecânicas satisfatórias, mantendo as características desejáveis das LMF CuAlMn.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Interno - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Interno - 1775887 - FRANCISCO RICCELLY P FEITOSA
Externo ao Programa - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CARLOS JOSE DE ARAUJO
Externo à Instituição - RENATO ALEXANDRE COSTA DE SANTANA