PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (CT - PPGEM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: IGINO GIORDANI DA SILVA GUERRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGINO GIORDANI DA SILVA GUERRA
DATA: 30/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/hsh-kyiz-fvg
TÍTULO: Modelagem e avaliação de desempenho para um sistema de resfriamento hidráulico de uma fábrica de vidros usando princípios da termodinâmica e aprendizado de máquina.
PALAVRAS-CHAVES: Produção de vidros; Utilidades industriais; Transferência de calor; Inteligência computacional; Aprendizado de máquina.
PÁGINAS: 54
RESUMO: A crescente complexidade dos processos industriais, associada às pressões por eficiência energética, sustentabilidade e competitividade, tem imposto desafios significativos para a operação e a manutenção de sistemas térmicos. Nas atividades energeticamente intensivas, como a produção de vidros, é fundamental monitorar o desempenho dos equipamentos envolvidos nos processos de transferência de calor, uma vez que seus estados de degradação impactam diretamente nos custos operacionais e na na qualidade dos produtos. Nesse cenário, é essencial dispor de métodos confiáveis para avaliar continuamente a condição dos ativos e na era da transformação digital, novas possibilidades têm se aberto para o desenvolvimento de soluções, graças à incorporação das tecnologias de sensoriamento, do processamento computacional de larga escala e dos algoritmos de aprendizado nas aplicações industriais. No entanto, a aplicação eficaz dessas ferramentas requer a definição de indicadores que traduzam o comportamento físico dos sistemas e o desenvolvimento de modelos que retornem informações precisas para as equipes técnicas e gerenciais. Este trabalho relata a avaliação do desempenho operacional de uma instalação composta por cinco trocadores de calor de placas, pertencentes a um sistema de resfriamento de uma fábrica de vidros, com o intuito de desenvolver uma metodologia de diagnóstico que possa ser aproveitada pela empresa parceira. Para isso, uma série de indicadores de processo que refletem os princípios termodinâmicos e hidráulicos da operação foram compilados a partir da literatura e também foi proposta a utilização de um novo indicador que quantifica a transferência de calor com o ambiente externo. Os valores para esses indicadores foram calculados a partir das variáveis de estado mensuráveis, que foram disponibilizadas pela empresa parceira. Uma base de dados com as temperaturas, pressões, vazões, taxas de transferência de calor, efetividade da operação, perda de carga hidráulica e outros parâmetros termo-hidráulicos foi consolidada. Para investigar os diferentes estados que o sistema assumiu em um período de tempo e a influência que a perda de carga hidráulica possui sobre a efetividade do sistema, foram desenvolvidos modelos de aprendizado de máquina supervisionado, usando o algoritmo de regressão linear. Conclui-se que as variáveis de estado não mensuráveis podem ser previstas e que a efetividade do sistema diminui à medida que a perda de carga aumenta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Interno - 2344244 - GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA
Externo à Instituição - LUIS ARTURO GÓMEZ MALAGÓN