PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: HELEN KARINE GOMES DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN KARINE GOMES DANTAS
DATA: 31/07/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INOVADORES E AMBIÊNCIAS CRIATIVAS EM ESPAÇOS MAKERS ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Ambientes de Aprendizagem Inovadores; Projeto Centrado no Usuário; Ambiências Criativas Escolares; Processo de Ensino-Aprendizagem; Relação Pessoa-Ambiente; Arquitetura Escolar; Es
PÁGINAS: 336
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O contexto educacional nas últimas décadas vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem. A escola tradicional rende-se aos poucos aos modelos de escolas inovadoras, com metodologias centradas nos alunos, visto que o conhecimento se dá através da construção de pensamento na qual o aluno passa a ser ativo e produzir o seu próprio conhecimento. Todavia, os elementos construtivos e dos mobiliários desses ambientes, pouco mudaram, predominando na maioria das escolas a sala de aula tradicional, com cadeiras enfileiradas, de frente ao quadro e com pouca interação entre os alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetiva compreender como os ambientes de aprendizagem inovadores contribuem potencialmente para o processo de ensino-aprendizagem de crianças. Para isso, foram escolhidas duas escolas da rede privada de ensino do município de João Pessoa/PB, que trazem como proposta abordagens teórica-metodológicas inovadoras. Constitui-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, com abordagem metodológica multimétodos e utilização de diversas abordagens e ferramentas para coleta. A metodologia foi dividida em 4 etapas: 1 – Revisão da Literatura, através da Revisão Sistemática da Literatura; 2 - Ambiente Construído, a partir de 3 fases inter-relacionadas, sendo a Fase 1 - Seleção do Ambiente de Aprendizagem, com a visita e a seleção de um ambiente de aprendizagem inovador por escola; a Fase 2 - Análise Ambiental, através do walkthrough e da Entrevista Semiestruturada com as pessoas chave; e a Fase 3 - Identificação da Configuração Espacial, com base nas Diretrizes Ergonômicas Gerais e Especificações Técnicas do Modelo Conceitual de Ambiente de Aprendizagem - MCAA de Sarmento (2017); 3 – Percepção do Usuário, com a aplicação do Mapa Comportamental (centrado no lugar) e da Seleção Visual com os professores; e por fim, a 4 – Análise dos dados e discussões, trazendo um panorama geral dos ambientes analisados, evidenciando as principais descobertas na Matriz de Descobertas e a elaboração das Diretrizes Projetuais para Ambientes de Aprendizagem Inovadores com enfoque nos Espaços Makers, a partir do cruzamento entre os Ambientes de Aprendizagem Inovadores e as Ambiências Criativas, e das visitas técnicas realizadas em outras instituições. Nos resultados, compreendeu-se que os Espaços Makers analisados são bastante ricos para o processo de ensino-aprendizagem, como também os espaços das instituições visitadas, levando em consideração os ambientes de aprendizagem inovadores e as ambiências criativas, gerando as DPAAI-EM, de modo a contribuir na concepção de projetos voltados para esses espaços. Conclui-se que ambientes de aprendizagem inovadores, a exemplo os Espaços Makers, nas escolas, proporcionam diversos estímulos e ambiências criativas que potencializam o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Externo à Instituição - LARISSA SCARANO PEREIRA MATOS DA SILVA
Externo à Instituição - THAÍSA FRANCIS CÉSAR SAMPAIO SARMENTO
Externo ao Programa - 1973400 - VIVIANY SILVA PESSOA