PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CT - PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA KELLE DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA KELLE DA SILVEIRA
DATA: 11/12/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AMBIENTE ESCOLAR E TDAH: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN BIOFÍLICO PARA ESPAÇOS ESCOLARES ACOLHEDORES
PALAVRAS-CHAVES: Design biofílico; TDAH; Ambiente escolar; Bem-estar infantil; autorregulação comportamental e atencional
PÁGINAS: 106
RESUMO: Historicamente, espaços escolares são concebidos com foco na funcionalidade. Estudos recentes reconhecem, entretanto, que o ambiente físico influencia o bem estar, o comportamento e a aprendizagem infantil. Essa questão torna-se ainda mais relevante no caso de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), cuja inclusão nas escolas públicas brasileiras enfrenta grandes desafios. Nesse cenário, o Design Biofílico apresenta-se como uma abordagem inovadora ao integrar elementos da natureza aos ambientes escolares, promovendo espaços mais saudáveis, acolhedores e inclusivos. Embora consolidado em outros contextos, sua aplicação em escolas é pouco abordada, sobretudo, nos ambientes avaliados configurando-se, como uma possível estratégia para favorecer a autorregulação comportamental e atencional de crianças com esse transtorno, além de contribuir para o seu desempenho escolar e bem-estar. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo avaliar ambientes escolares à luz do Design Biofílico, identificando seus atributos e suas possíveis contribuições para a autorregulação comportamental e atencional de crianças com TDAH. Quanto ao método, a pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, estruturada como estudo de casos múltiplos e está sendo realizada em 04 escolas municipais de João Pessoa-PB. A metodologia foi dividida em 06 etapas: (1) Revisão da Literatura; (2) Levantamento preliminar dos espaços escolares; (3) Percepção dos usuários (alunos e profissionais); (4) Análise de dados e sistematização; e (5) Discussão dos resultados e (6) Considerações finais. Espera-se como resultados, identificar os atributos biofílicos que favorecem a atenção, o engajamento e o bem-estar emocional dos alunos; analisar como as crianças se apropriam e utilizam esses espaços; compreender a percepção dos profissionais sobre os ambientes providos de biofilia; e, por fim, propor diretrizes projetuais para potencializar ambientes escolares mais acolhedores e adequados às necessidades de crianças com TDAH.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANA LAURA DE FREITAS ROSAS BRITO
Presidente(a) - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Externo(a) à Instituição - MÔNICA MARIA SIQUEIRA DAMASCENO
Externo(a) à Instituição - ZILSA MARIA PINTO SANTIAGO