PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CT - PPGAU)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ANTÔNIO FERREIRA SOARES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ ANTÔNIO FERREIRA SOARES
DATA: 12/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: UM CEARÁ EM 03 TEMPOS: A DINÂMICA DAS REDES URBANAS E CENTRALIDADES NO SUL
CEARENSE (1882 1932)
PALAVRAS-CHAVES: Rede urbana; Centralidade; Ferrovia; Sul do Ceará
PÁGINAS: 58
RESUMO: A modernização do território como processo da modernidade se manifesta de diferentes maneiras no espaço urbano brasileiro. Em particular, no final do século XIX, a tentativa de modernizar o Nordeste brasileiro engendrou um processo de reestruturação urbana pautado no estabelecimento de conexões entre o litoral e os sertões. No Ceará, esse processo se manifestou de maneira singular, na década de 1880, o território apresentava pouca articulação entre os centros urbanos, a navegação pelas margens dos rios era inviabilizada e os caminhos terrestres eram realizados sob as vias de origem colonial, pouco adequadas para o devir. Na busca pela modernidade materializada, a construção da estrada de ferro de Baturité advém para conectar o Cariri cearense à capital do estado. Desse modo, o presente trabalho busca analisar o segmento da rede urbana cearense correspondente às regiões do Cariri e Centro-Sul cearense, a partir da implantação da Estrada de Ferro de Baturité e de suas implicações na transformação da rede urbana regional de 1882 a 1932. Para tanto, sustenta-se a base teórica no campo da geografia urbana, na apreensão de fenômenos na escala do interurbano, realizando a análise do Ceará em 03 tempos: de 1882 a 1909, com a criação da Inspetoria de Obras Contra às Secas; 1909 - 1926, ano em que a ferrovia alcança a cidade do Crato; e 1926 1932, período em que a ferrovia de Baturité é integrada ao traçado ferroviário da Paraíba. Para análise das movimentações físico-financeiras que perfazem a rede urbana, ampara-se em fontes documentais primárias como: os Relatórios dos Presidentes de Província e/ou Estado do Ceará, Relatórios do Ministério de Viação e Obras Públicas (1893-1927), anuários estatísticos do estado do Ceará e documentação cartográfica que tangencia o recorte temporal. A partir desse quadro, observa-se que a ferrovia, além de modernizar as redes técnicas, alterou a rede urbana cearense, fortaleceu a região do CraJuBar, modificou as centralidades existentes - como os núcleos urbanos Iguatú, CE, e Icó, CE, - e consolidou a centralidade de Fortaleza na rede urbana regional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Externo(a) à Instituição - GABRIEL LEOPOLDINO PAULO DE MEDEIROS
Interno(a) - 338233 - MARIA BERTHILDE DE BARROS LIMA E MOURA FILHA