PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RITA DE CÁSSIA FERNANDES MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA DE CÁSSIA FERNANDES MONTEIRO
DATA: 21/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/imc-tkzo-mjv
TÍTULO: VARIAÇÕES DE ALICE: CARROLL (2013) E SÁ (2016) À LUZ DA COMPARAÇÃO DIFERENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Infantojuvenil; Literatura de Cordel; Alice no País das Maravilhas; Alice no País das Maravilhas em cordel; Comparação diferencial
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A presente pesquisa, amparada nos estudos comparatistas, busca analisar o processo de reescritura e reconfiguração das obras Alice’s Adventures in Wonderland (2013), de Lewis Carroll, obra canônica da literatura infanto juvenil que trata das aventuras da menina Alice, uma criança, que, inesperadamente, encontra um Coelho Branco — que fala, usa relógio e se veste como um humano — e o segue até sua toca. A menina, fascinada por aquela figura desconhecida e inusitada, cai em sua toca e adentra um país totalmente diferente do seu, vivenciando divertidas e inusitadas aventuras e Alice no País das Maravilhas em cordel (2010), de João Gomes de Sá, através dos versos cordelísticos, somos levados a viver as aventuras da pequena e curiosa menina. Alice ao encontrar um Coelho falante o segue até cair em uma cacimba encantada e se deparar com um lugar totalmente diferente daquele de onde veio. A partir disso, a menina passa por uma série de curiosas e divertidas aventuras no País das Maravilhas, que nessa obra, remete a um dos espaços mais conhecidos da literatura cordelista nordestina: a fantástica São Saruê. Com base nos postulados da professora Ute Heidmann (2010, 2011), realizamos o nosso estudo a partir do método de comparação diferencial. A teoria desenvolvida pela autora, visa analisar o processo de reescritura não a partir da semelhança, mas dos elementos diferenciais dos construtos, evocando as contribuições linguísticas, culturais e sociais de cada reescritura. Diante disso, Alice (2013) e Alice (2016) apresentam um elemento em comum: a travessia de uma curiosa menina por um espaço fantasioso, expondo as variações de uma mesma anedota (Heidmann, 2011) e não uma simples cópia uma da outra. Esse processo, além disso, reverbera as escolhas socioculturais, a qual refletem o período de produção e as temáticas abordadas por cada um dos textos, haja vista que enquanto a Alice (2013) de Carroll se debruça em uma travessia em busca do conhecimento de sua identidade e a compreensão de si, a Alice (2016) de Sá mergulha em uma análise social do seu contexto, a personagem ao longo da travessia versa por diferentes temáticas do âmbito social, sendo algumas delas, pertencentes as temáticas consideradas fraturantes para o público infantil e juvenil. Nesse sentido, as obras recorrem a reflexos diferenciais (Heidmann, 2011) nas composições lexicais e sintáticas que integram o discurso das obras, não só pela estrutura em prosa e verso, mas também, pela construção da dinâmica verbal elegida por cada um dos textos. Para a construção metodológica e teórica da análise recorremos a estudiosos de diferentes áreas, como Cademartori (2010), Coelho (2000, 2012), Colomer (2003, 2017), Zipes (2023) que percorrem o espaço da produção literária infantojuvenil; Abreu (1999), Alves (2020), Melo et al (2020) referências nos estudos sobre a Literatura de Cordel no Brasil; Adam; Heidmann (2011), Maingueneau (2010), Neves (2011) que percorrem as dimensões linguageiras, discursivas e culturais dos estudos da comparação diferencial, entre outros. Alice (2013) e Alice (2016) subvertem a ideia de passividade e enveredam por curiosas e desafiadoras aventuras ao longo do País das Maravilhas, seja em prosa ou verso, pela busca da sua identidade ou pelo debate sobre os temas fraturantes, a curiosa menina, em cada obra, constrói um diálogo que instiga o leitor a refletir sobre os elementos que compõe a sua trajetória, perpassando por diferentes subjetividades e temáticas ao longo do universo maravilhoso.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - ROSANGELA NERES ARAUJO DA SILVA