PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MARIANE LINHARES DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE LINHARES DA SILVA
DATA: 18/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: UM ESTUDO SEMIÓTICO COM
ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Surda; Linguagem estética; Surdo; Língua de Sinais.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho, caracterizado como uma pesquisa-ação, teve como objeto de
estudo os elementos estéticos presentes em obras literárias, compostas por autores
surdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para a realização deste projeto,
propusemos um embasamento teórico apoiado em Sutton-Spence (2021) e Peixoto
(2023). O objetivo geral foi investigar a compreensão do conteúdo de poesias em
Língua de Sinais Americana (ASL) por um público de alunos universitários surdos
brasileiros. Como desdobramento desse objetivo principal, tivemos os seguintes
objetivos específicos: 1)
Analisar como acontece a recepção dos textos poéticos em
ASL para surdos brasileiros. 2) Identificar, nas respostas dos alunos surdos, quais
elementos estéticos da literatura surda utilizados pelos poetas americanos favoreceram
mais a compreensão do conteúdo das obras. 3) Contribuir para a disseminação do
conhecimento sobre a linguagem estética literária em Língua de Sinais. O procedimento
metodológico para análise dos resultados do estudo foi de abordagem qualitativa,
conforme Ludke e André (1986). O instrumento de coleta de dados utilizado foi a
análise documental dos registros em vídeo, que continham as respostas dos alunos
durante o minicurso virtual. Ao final da pesquisa, os alunos universitários surdos
demonstraram uma compreensão significativa da linguagem estética das poesias
sinalizadas por autores americanos, especialmente após a participação no minicurso. O
estudo evidenciou que a modalidade visual-espacial da Língua de Sinais contribui para
o conforto linguístico dos surdos, permitindo-lhes acessar a literatura surda e
promovendo a troca de saberes e experiências. Foi observado que a cultura, a língua e a
identidade surdas eram compartilhadas entre os participantes, criando um espaço
coletivo de aprendizado e reflexão. Esse trabalho foi relevante não apenas para a compreensão da literatura surda, mas também para a valorização da cultura e identidade
surdas, promovendo um diálogo entre diferentes experiências e perspectivas de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1726987 - ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER
Externo à Instituição - CLÁUDIO HENRIQUE NUNES MOURÃO
Externo ao Programa - 1058337 - FABIANE FERREIRA DA SILVA MORAES
Externo à Instituição - GISELE PEREIRA GAMA GARCIA
Presidente - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO
Externo ao Programa - 1889446 - NAYARA DE ALMEIDA ADRIANO
Externo à Instituição - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO