PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: MARIANE LINHARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE LINHARES DA SILVA
DATA: 18/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: UM ESTUDO SEMIÓTICO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Surda; Linguagem estética; Surdo; Língua de Sinais.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho, caracterizado como uma pesquisa-ação, teve como objeto de estudo os elementos estéticos presentes em obras literárias, compostas por autores surdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para a realização deste projeto, propusemos um embasamento teórico apoiado em Sutton-Spence (2021) e Peixoto (2023). O objetivo geral foi investigar a compreensão do conteúdo de poesias em Língua de Sinais Americana (ASL) por um público de alunos universitários surdos brasileiros. Como desdobramento desse objetivo principal, tivemos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar como acontece a recepção dos textos poéticos em ASL para surdos brasileiros. 2) Identificar, nas respostas dos alunos surdos, quais elementos estéticos da literatura surda utilizados pelos poetas americanos favoreceram mais a compreensão do conteúdo das obras. 3) Contribuir para a disseminação do conhecimento sobre a linguagem estética literária em Língua de Sinais. O procedimento metodológico para análise dos resultados do estudo foi de abordagem qualitativa, conforme Ludke e André (1986). O instrumento de coleta de dados utilizado foi a análise documental dos registros em vídeo, que continham as respostas dos alunos durante o minicurso virtual. Ao final da pesquisa, os alunos universitários surdos demonstraram uma compreensão significativa da linguagem estética das poesias sinalizadas por autores americanos, especialmente após a participação no minicurso. O estudo evidenciou que a modalidade visual-espacial da Língua de Sinais contribui para o conforto linguístico dos surdos, permitindo-lhes acessar a literatura surda e promovendo a troca de saberes e experiências. Foi observado que a cultura, a língua e a identidade surdas eram compartilhadas entre os participantes, criando um espaço coletivo de aprendizado e reflexão. Esse trabalho foi relevante não apenas para a compreensão da literatura surda, mas também para a valorização da cultura e identidade surdas, promovendo um diálogo entre diferentes experiências e perspectivas de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1726987 - ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER
Externo à Instituição - CLÁUDIO HENRIQUE NUNES MOURÃO
Externo ao Programa - 1058337 - FABIANE FERREIRA DA SILVA MORAES
Externo à Instituição - GISELE PEREIRA GAMA GARCIA
Presidente - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO
Externo ao Programa - 1889446 - NAYARA DE ALMEIDA ADRIANO
Externo à Instituição - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO