PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRO DA SILVA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRO DA SILVA NUNES
DATA: 12/12/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGL
TÍTULO: A mediação docente em leituras literárias nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre práticas de letramento literário em escolas públicas de Bayeux-PB
PALAVRAS-CHAVES: Bayeux; Ensino Fundamental II; Letramento literário; Mediação docente.
RESUMO: O trabalho intitulado A mediação docente em leituras literárias nos anos finais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre práticas de letramento literário em escolas públicas de Bayeux-PB, que será apresentado na fase de qualificação do mestrado acadêmico em Letras, tem como objetivo expor o andamento da pesquisa e da escrita da dissertação. Para isso, o texto é composto pelos primeiros capítulos do estudo, intitulados: I. Perspectivas e contribuições que conduzem nossos estudos sobre ensino de literatura, letramento literário e mediação docente e II. Entre história e ensino de literatura: um diálogo com a cidade de Bayeux a partir da historiografia e dos documentos oficiais. O primeiro capítulo desenvolve uma reflexão acerca dos conceitos de ensino de literatura, letramento literário e mediação docente, buscando delimitar e relacionar esses termos. O segundo capítulo propõe um diálogo entre a história e o ensino de literatura, articulando a formação do município de Bayeux às práticas educacionais locais, a partir da análise de documentos e registros históricos. Por fim, a proposta do terceiro capítulo, que é uma esquematização para o desenvolvimento da análise, aborda a dimensão prática da pesquisa, composta por observações de aulas em duas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas de Bayeux, além de entrevistas semiestruturadas com as professoras participantes do estudo. As discussões fundamentam-se em uma revisão teórica ancorada em autores como Candido (1972), Colomer (2007), Cosson (2006, 2014, 2020, 2021), Dalvi (2013, 2021), Lajolo (2018), Munita (2024) e Rouxel (2013), além de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e o Projeto Curricular da Paraíba (Paraíba, 2018). Espera-se, com esta discussão, promover reflexões sobre a relevância da mediação docente no processo de ensino de literatura, bem como evidenciar a importância de práticas que favoreçam o desenvolvimento do letramento literário nos anos finais do Ensino Fundamental, contribuindo, assim, para o avanço teórico e prático da dissertação em curso.
MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo(a) à Instituição - JOÃO PAULO DA SILVA FERNANDES
Presidente(a) - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS