PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: RAFAELA CORREIA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA CORREIA COSTA
DATA: 03/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: ROTEIRO DIDÁTICO METAPROCEDIMENTAL E LEITURA LITERÁRIA: A EMANCIPAÇÃO COGNITIVA-EMOCIONAL COMO INTERFACE
PALAVRAS-CHAVES: Roteiro Didático Metaprocedimental; articulação Wolfgang Iser e Vygotsky; leitura literária; Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O Ensino Fundamental tem grande importância na formação de leitores literários no âmbito da educação formal. Entretanto, nem sempre essa prática tem sido inserida em sala de aula de maneira satisfatória. Nesse sentido, realizou-se pesquisa de caráter analítico aplicada ao ensino de literatura, com o objetivo geral de analisar os efeitos de emancipação cognitivo-emocional da implementação do Roteiro Didático Metaprodecimental (RDM) numa turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Para tanto, buscouse atingir os seguintes objetivos específicos: a) implementar o RDM; b) promover a adesão do docente responsável à ferramenta metodológica proposta; c) propiciar o envolvimento dos alunos para a prática de leitura literária em sala de aula em prol da sua emancipação cognitiva-emocional d) favorecer a ampliação do repertório dos alunos, no que diz respeito à literatura africana por meio da leitura de texto literário de Guiné-Bissau. A estrutura do RDM possui conceitos apresentados por Wolfgang Iser em O ato da leitura articulados à teoria vygotskiana, segundo o trabalho de Santos (2009). Tal instrumento visa sobretudo promover a emancipação cognitiva e emocional do alunado, focando a interação texto-leitor com a mediação do professor. O RDM foi construído e implementado por programas que envolveram projetos PROBEX, PROLICEN E PIBIC da Universidade Federal da Paraíba, sendo esta dissertação uma continuidade de meu Trabalho de Conclusão de Curso (2017). Desse modo, outras pesquisas, inclusive de mestrado, já analisaram o uso do RDM, entretanto, ainda não o havia implementado em uma turma de Ensino Fundamental. Para isso, organizou-se sequência didática e analisouse os seus efeitos por meio de produções escritas pelos alunos acerca de suas experiências estéticas em relação ao poema “Mulher da Guiné”, de Tony Tcheka. Os resultados demonstraram que o RDM contribuiu consideravelmente para o ensino de leitura literária no nono ano, no que concerne à emancipação cognitiva-emocional via leitura de poema guineense, proporcionando também a ampliação do repertório dos discente em relação à literatura africana/guineense. Além disso, houve adesão da ferramenta por parte da docente responsável.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTINA ROTHIER DUARTE
Presidente - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Interno - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO