PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: BETIZA PINTO BOTELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BETIZA PINTO BOTELHO
DATA: 19/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO: A MULHER SURDA EM CINDERELA SURDA: UMA ANÁLISE DA IDEOLOGIA DA PERSONAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Cinderela Surda. Literatura Surda. Feminismo Surdo. Cultura Surda..
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Nesta dissertação desenvolvemos uma análise do conto de fadas Cinderela Surda, fundamentada nas teorias literárias e feministas e nos estudos da verbo-visualidade de Mikhail Bakhtin. Foi realizada uma análise verbo-visual para cumprir o seguinte objetivo geral:  analisar dialogicamente a ocorrência do feminismo no conto Cinderela Surda. E, os objetivos específicos: verificar se há a presença da ideologia feminista no conto Cinderela Surda; averiguar a posição da mulher no conto Cinderela Surda; verificar a relação entre as mulheres no conto; investigar como o conto visibiliza as experiências das mulheres surdas; e, analisar como o conto articula as questões de subjetividade surda. Inclui ainda, uma narrativa na primeira pessoa abordando a experiência da pesquisadora Surda. Assim, chegamos à pergunta da pesquisa: há a presença do feminismo no conto Cinderela Surda? Como se trata de uma obra cuja personagem principal é uma mulher, partimos da hipótese 1 de que no conto Cinderela Surda há a presença de aspectos feministas. A hipótese 0 é que no conto Cinderela Surda não há a presença de aspectos feministas. Os métodos utilizados incluem a análise qualitativa dos textos e elementos visuais presentes na narrativa, utilizando as categorias de Bakhtin para entender como estas camadas de significação são construídas. Como resultado temos que a obra Cinderela Surda, uma adaptação do clássico conto Cinderela, foi modificada para refletir elementos da Cultura Surda, como a presença da língua de sinais e a representação de personagens surdos. Essas adaptações são importantes para promover a inclusão e destacar aspectos culturais específicos da comunidade surda. No entanto, ao analisarmos as relações de gênero dentro da narrativa, percebeu-se que a dinâmica entre homem e mulher ainda reproduz padrões de submissão feminina, semelhante ao conto original, evidenciando que os estereótipos de gênero tradicionais permanecem presentes na história.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA DAMASCENO DE MORAIS
Presidente - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Externo ao Programa - 3212443 - ELAINE REIS LAUREANO
Externo à Instituição - KÁTIA LUCY PINHEIRO
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo à Instituição - THIAGO RAMOS DE ALBUQUERQUE