PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALYA STEPHANNI SILVA TEIXEIRA E CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALYA STEPHANNI SILVA TEIXEIRA E CALDAS
DATA: 10/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO: A CRIAÇÃO ESTÉTICA DA POESIA INFANTIL DE JOSÉ PAULO PAES
PALAVRAS-CHAVES: Leitura Literária; Leitura Infantil; Poesia infantil; José Paulo Paes.
PÁGINAS: 71
RESUMO: : O leitor é considerado peça fundamental no processo de leitura, pois, coletiva ou individualmente, ele é responsável por atribuir sentido ao texto. Dessa maneira, a obra literária só se concretiza nas relações entre o texto e o leitor, ou seja, quando a obra é experenciada na consciência do leitor. Portanto, esta dissertação tem como objetivo evidenciar a construção estético-composicional da poesia infantil de José Paulo Paes, especificamente em poemas da obra Poemas para Brincar (1990), Olha o bicho (1993) e O menino de Olho-d´água (1991), a fim de refletir sobre a sua importância para a formação de leitores. A investigação tem como fundamentação os estudos de Langlade (2013), Rouxel (2013), Compagnon (2010) e Eagleton (2001) e a Teoria do Efeito Estético, formulada por Wolfgang Iser (1996; 1999), que descreve o ato da leitura e o efeito que um texto literário tem sobre o leitor, quando a obra literária se concretiza nessa dinamicidade entre o texto e o leitor, mostrando que o texto se realiza através da “consciência receptora”. Além disso, esta pesquisa se aprofundará em um estudo sobre a formação do leitor literário a partir de, entre outros, estudos de Colomer (2003; 2007; 2017), Candido (2006), Zilberman (2012; 1991) e Cosson (2020); sobre poesia infantil com base em Bordini (1986), Paz (1982), Lajolo e Zilberman (1984), e Ceccantini e Aguiar (2012); sobre a criação estética da poesia de José Paulo Paes, com Silva (2001), Silva (2016), Duarte (2001) Pasche (2016), e a importância desse tipo de poesia para a formação do leitor literário. Este estudo qualitativo é do tipo exploratório e tem como procedimento a pesquisa bibliográfica e investiga o campo de Leituras Literárias, especificamente da Literatura Infantil. A elaboração estética do poema é de suma importância para a formação do leitor, na medida em que exige dele maior participação na construção de sentidos, contribuindo, assim, para a sua formação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - ZÍLA LETÍCIA GOULART PEREIRA RÊGO