PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: FRANCINILDA DE BRITO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINILDA DE BRITO SANTOS
DATA: 28/01/2025
HORA: 09:00
LOCAL: PRESENCIAL - SALA 514 DO PPGL
TÍTULO: A presença da morte em obras do PNLD literário 2020: um estudo da obra Eu vi mamãe nascer, de Luiz Fernando Emediato
PALAVRAS-CHAVES: Literatura juvenil brasileira; PNLD Literário; Morte; Eu vi mamãe nascer; Luiz Fernando Emediato.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: As narrativas juvenis brasileiras são consideradas desafiantes no que diz respeito à análise de algumas temáticas que fogem daquelas comumente outrora tratadas em narrativas tradicionais, principalmente quando traz temas transversais, como a morte. No entanto, partindo do pressuposto que o morrer é um assunto atemporal e inerente à condição humana, compreendemos que dialogar ou ler sobre o assunto deveria ser algo imprescindível em nossa sociedade, no entanto, por intermédio de investigações, de cunho teórico, constatamos que a sua abordagem ainda se constitui como um dos temas mais delicados a discutir-se, especialmente quando envolve os jovens, em razão do enraizamento cultural no qual a temática está assentada. Sendo assim, o trabalho visa examinar nuances referentes às representações da morte na literatura juvenil que quebram esse ciclo de silenciamento. Dessa forma, esta dissertação examina as representações da morte na literatura juvenil brasileira a partir da análise da obra Eu vi mamãe nascer (2018), de Luiz Fernando Emediato, incluída no Programa Nacional do Livro Didático e Literário – PNLD Anos Finais do Ensino Fundamental em 2020. A partir de suas respectivas análises, foi realizada uma abordagem metodológica que inclui uma análise quantitativa e qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. Essas análises estão entrelaçadas com outras discussões presentes ao longo desta pesquisa. O objetivo é compreender como a narrativa representa a morte, investigando de que forma essa abordagem contribui para a formação emocional e intelectual dos jovens leitores. A fundamentação teórica que apoia esta dissertação consiste nos estudos de pesquisadores da área, tais como Becker (1973), Zigler (1977), Alice Àurea Penteado Martha (2009), Lottermann (2009), João Luís Ceccantini (2010), Diana Navas (2016), Zigler (1977), Becker (1973) entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - JOÃO PAULO DA SILVA FERNANDES
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA