PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
(83) 3216-7289
Notícias
Banca de DEFESA: KAYO HENRIKY LIMA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAYO HENRIKY LIMA DA SILVA
DATA: 31/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO MEDIADA PELO CÍRCULO DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Formação de leitores. A vida invisível de Eurídice Gusmão. Estética da recepção. Letramento literário.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um projeto de letramento
literário em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, a partir do romance A vida
invisível de Eurídice Gusmão (2016), de Martha Batalha. Nesse contexto, analisaremos,
na perspectiva da estética da recepção, como os discentes percebem a invisibilidade da
personagem feminina no livro supracitado. A escolha dessa obra pode ser justificada,
entre outros fatores, por colaborar para despertar a sensibilidade dos jovens leitores em
relação à temática abordada. Para fundamentar este estudo, consideramos as Teorias da
Estética da Recepção e do Efeito Estético, as quais introduzem o caminho que foi aberto
por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser acerca das transformações que o campo dos
estudos literários passou ao longo do tempo. Além disso, a estratégia de leitura utilizada
baseia-se no Círculo de Leitura proposto por Rildo Cosson (2006, 2014). Sobre a
perspectiva do processo e ensino de Literatura na Educação Básica, discutimos
conceitos propostos por Bordini e Aguiar (1993), Antônio Candido (2006), Regina
Zilberman (1990, 2009) e Teresa Colomer (2007). Portanto, para desenvolver o projeto
de leitura, a metodologia utilizada baseia-se na pesquisa qualitativa, pois a análise de
dados será estabelecida em viés interpretativo, mediado pela leitura dos estudantes.
Também se caracteriza como pesquisa bibliográfica, uma vez que utilizaremos modelos
teóricos que investigam o processo de leitura literária e de formação de leitores, o que
nos permite compreender que a leitura de textos literários possui um caráter
emancipatório no horizonte de expectativas dos discentes. Para concluir os métodos nos
quais se fundamentam este trabalho, será realizada uma pesquisa-ação, a partir do
acompanhamento do professor-pesquisador na mediação das atividades de leitura.
Assim, para obter os resultados que serão posteriormente analisados, será necessária a
utilização de uma ficha-guia e a realização do círculo de leitura. A dissertação, que
possui três capítulos, aborda os seguintes temas respectivamente: 1) apresentação do
panorama histórico das Teorias da Estética da Recepção e do Efeito Estético e a
estratégia do círculo de leitura como mediadora do processo; 2) o projeto de leitura na
prática, o qual abrange metodologia, perfil dos alunos e da escola, livro e autora; 3)
capítulo destinado à análise do trabalho produzido para o círculo de leitura e ficha-guia.
Palavras-chave: Leitura literária. Formação de leitores. A vida invisível de Eurídice
Gusmão. Estética da recepção. Letramento literário.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES