PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
(83) 3216-7289
Notícias
Banca de DEFESA: ROSIMERE PEREIRA DE ALBUQUERQUE
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIMERE PEREIRA DE ALBUQUERQUE
DATA: 10/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO: O letramento literário na formação continuada de professores: uma prática para a rede estadual de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: 1. Letramento Literário; 2. Ensino de Literatura; 3. Formação Continuada. 4. Formação do leitor; 5. Educational Design Research.
PÁGINAS: 199
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Esta tese trata da formação continuada dos professores de Língua Portuguesa que, no Ensino Médio, também são responsáveis por trabalhar a Literatura. Seu propósito é elaborar uma prática para a formação continuada de professores da rede estadual de educação de Pernambuco na área do ensino de Literatura, com foco na formação do leitor literário. Para tanto, foi feito um levantamento teórico e metodológico das formações continuadas que são desenvolvidas no país, com destaque para o estado de Pernambuco. Além disso, foram consultadas as perspectivas teóricas que elucidam a formação do leitor literário (Galvão e Silva, 2017; Melo e Silva, 2018; Souza a Carvalho, 2019; e Antunes, 2019), o ensino de Literatura (Todorov, 2023; Osman Lins, 1977; e Cosson 2020) e o letramento literário (Paulino, 2004; e Cosson, 2010, 2019, 2020, 2021). Para orientar o percurso da pesquisa, optou-se por utilizar o método Educational Design Research (Tjeerd Plomp, 2010, 2013; Mckenney & Reeves, 2012; Akker, 2013; Nieveen & Folmer, 2013; e Bernardo, 2021). O ponto de partida foi a elaboração de um perfil docente por meio do qual se identificou que os professores de Literatura do Ensino Médio, colaboradores deste estudo, necessitavam de uma formação de leitor literário mais ampla. Defendendo que a formação continuada é um espaço de fortalecimento da reflexão e da prática docente com os docentes e não para os docentes, buscou-se construir juntamente com os professores uma forma de enfrentar essa necessidade por meio da estratégia do círculo de leitura. O resultado é um percurso formativo que se apresenta como uma proposta de prática/protótipo, testado e validado, cujos princípios de design podem ajudar em outras intervenções destinadas à formação do leitor literário em práticas de formação continuada de professores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLEUDENE DE OLIVEIRA ARAGÃO
Externo à Instituição - KLEBER FERREIRA COSTA
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - REGIANE SANTOS CABRAL DE PAIVA
Presidente - 414829 - RILDO JOSE COSSON MOTA