PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSA RAMOS VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYSA RAMOS VIEIRA
DATA: 10/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ENCONTRANDO DEUS NA LITERATURA SURDA BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Surda Brasileira. Literatura Religiosa. Literatura Infantil. Intertextualidade.
PÁGINAS: 90
RESUMO: Considerando o impacto da tradição judaico-cristã sobre o conteúdo de obras contemporâneas, incluindo obras que possuem sua origem na expressividade estética literária em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a presente tese em construção, investiga evidenciar como Deus e as referências cristãs são representados em obras da literatura surda brasileira. Este objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: Demonstrar como Deus e as referências bíblicas foram representadas ao longo do tempo na literatura surda brasileira; Identificar períodos, gêneros e estilos dessas obras literárias com teor religioso, compreendendo suas principais características; Produzir uma obra da literatura surda infantil com temática religiosa; Desenvolver um material de apoio bilíngue (Libras e português) com glossário para a contação da história; Apresentar a obra e o material de apoio a professores de escolas bilíngues; Implementar o uso da obra e do material de apoio em sala de aula, com crianças surdas e ouvintes. A pesquisa parte da hipótese de que tais representações modificaram-se ao longo das fases da literatura surda brasileira, refletindo as transformações históricas, sociais e culturais da comunidade surda. Para isso, realiza-se uma fundamentação teórica que aborda conceitos de literatura, literatura religiosa, literatura surda e literatura infantil, dialogando com autores como Sutton-Spence, Peixoto, Eagleton e Compagnon. Além da revisão conceitual, o trabalho inclui um levantamento do estado da arte, identificando uma lacuna nas produções acadêmicas sobre a intersecção entre literatura surda e religiosidade, especialmente na infância. A metodologia combina pesquisa documental e pesquisa-ação, culminando na criação de uma obra literária infantil bilíngue (Libras/Português) com temática cristã, além de um material de apoio para professores que atuam na educação bilíngue para surdos. A pesquisa ressalta a importância da literatura para a valorização da identidade surda, formação espiritual e promoção da acessibilidade cultural.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GISELE PEREIRA GAMA GARCIA
Presidente - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO
Externo à Instituição - RACHEL LOUISE SUTTON-SPENCE
Externo à Instituição - SAULO DUARTE LIMA RIBEIRO