PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
(83) 3216-7289
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: VÂNIA MARIA CASTELO BARBOSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VÂNIA MARIA CASTELO BARBOSA
DATA: 15/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Leitura literária e estratégias de compreensão na formação de Pedagogos: análise e propostas pedagógicas na FECLESC UECE
PALAVRAS-CHAVES: Formação de leitores. Graduação em Pedagogia. Leitura literária. Estratégias de leitura.
PÁGINAS: 92
RESUMO: O presente estudo surgiu a partir de reflexões sobre a formação de leitores literários e estratégicos nas licenciaturas em Pedagogia. O tema foi inspirado no projeto Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente, atrelado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES), pois traçar o perfil leitor dos graduandos de Pedagogia da FECLESC UECE pode colaborar para a melhoria desta licenciatura. Neste sentido, nosso objetivo central é investigar as práticas de leitura literária e o ensino das estratégias de compreensão leitora dos estudantes do curso de Pedagogia da FECLESC UECE, visando a proposição de material pedagógico para a formação de leitores na graduação. Os objetivos específicos são: analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da FECLESC UECE (Quixadá/CE) quanto à sua contribuição para o desenvolvimento da compreensão leitora e a formação de leitores literários; descrever as práticas de leitura literária dos graduandos de Pedagogia da FECLESC UECE; identificar as estratégias metacognitivas de compreensão leitora utilizadas por esses estudantes durante a leitura; e propor ações pedagógicas que auxiliem na compreensão de textos literários por meio de estratégias de leitura. Esta pesquisa adotou uma abordagem quanti-qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, incluindo a elaboração de material pedagógico propositivo. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com a aplicação presencial de questionários a estudantes do 5º, 6º, 7º e 8º semestres do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FECLESC UECE. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se em Veiga (2003; 1998), França (2025), Souza e Feba (2017), Girotto e Franco (2017), Cosson (2016), Girotto e Souza (2010), Harvey e Goudvis (2007), Colomer (2007), Solé (1998), entre outros. A pesquisa concentrou-se nos dados coletados no Projeto Pedagógico do curso e no questionário sobre as práticas de leitura literária e o uso das estratégias de leitura entre os graduandos. Uma análise preliminar dos dados revela uma lacuna na formação leitora dos estudantes em Pedagogia da FECLESC no que concerne à leitura literária e à aplicação de estratégias metacognitivas de leitura. Essa deficiência pode implicar um desenvolvimento limitado da competência literária desses futuros pedagogos e, potencialmente, em uma prática profissional na qual a leitura literária e estratégica não receba a devida valorização e ensino na educação básica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Presidente - 066.484.388-35 - RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA - UNESP