PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: IVSON BRUNO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVSON BRUNO DA SILVA
DATA: 04/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: Literatura e Memória: o Ciclo da cana-de-açúcar de Claribalte Passos
PALAVRAS-CHAVES: Literatura; Memória; Ciclo da cana-de-açúcar; Claribalte Passos.
PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Diagramada na simbiose entre texto e contexto, a memória torna-se um agente ativo da
ficcionalidade, por imprimir um curso dialético: a convocação de experiências do passado
notifica os indivíduos acerca da retrospecção e dos referentes individuais e coletivos
definidores de novas assimilações do presente. Essa asserção dá outro relevo às formas
diegéticas, na medida em que ora repercute ações pretéritas na tessitura literária, ora
sublinha uma evocação norteada pelos trilhos da realidade. O enquadramento desses
vieses referendados pela literatura acompanha o principal objetivo a ser alcançado nesta
Tese: analisar contos do conjunto das obras do nominado Ciclo da cana-de-açúcar de
Claribalte Passos, à luz da memória. Composta pelos livros Estórias de Engenho (1973),
Universo Verde (1975), Estórias de um Senhor-de-Engenho (1976) e Atrás das nuvens,
onde nasce o sol (1977), a série de narrativas, cujo pano de fundo é o espaço rural da
região de Caruaru, em Pernambuco, emoldura uma civilização açucareira sob um prisma
realista: adorna enredos com motivos memorialísticos, histórico-culturais e folclóricos,
com a pretensão de retomar um universo canavieiro que direcionou a maneira como o
homem se formou em grupos sociais diversos. Os quatro contos, um de cada obra,
escolhidos para serem investigados, são iluminados por pressupostos teóricos que
respondem a encruzilhadas de solidariedades entre a estética, a memória e a vida. Eles
são prescrutados pela rememoração de um horizonte social com cosmovisão controversa:
por um lado, envolvido com os costumes e saberes populares, as crendices regionais, a
cultura afro-brasileira e a riqueza folclórica; por outro, comprometido com a tradição do senhorio, balizado pela estirpe da escravização, estruturado pelos dilemas da violência
política entre o coronelismo e o cangaço, comprometedor de identidades coletivas e
figurado pelo fogo morto e ascensão das usinas. As dimensões ficcional e contextual
também se aproximam de aspectos biográficos do autor pernambucano, dado o conteúdo
de suas lembranças entre os engenhos nordestinos. Nesse sentido, o fundo memorialístico
permite à ficção claribalteana o material necessário à feitura de um projeto estético,
articulando elementos narrativos a impressões das vivências em sociedade. Esse percurso
desnuda o preterimento e o esquecimento de Claribalte Passos e suas obras nos estudos
literários brasileiros, porém, por meio deste trabalho, também legitima seu valor e
incentiva sua retirada dos escombros monolíticos da literatura ou de prateleiras
empoeiradas de velhos sebos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO
Interno - 1285167 - ELAINE CRISTINA CINTRA
Externo à Instituição - JOAO BATISTA PEREIRA
Externo à Instituição - MAGNA LIMA MAGALHÃES
Presidente - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ