PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
(83) 3216-7289
Notícias
Banca de DEFESA: CRISTIANE MARIA PEREIRA CONDE
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE MARIA PEREIRA CONDE
DATA: 29/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: O lugar da literatura no ensino técnico integrado dos institutos federais
PALAVRAS-CHAVES: Paradigmas do ensino de Literatura; Educação Técnica Integrada; Currículo Ensino Médio; Ensino de Literatura; Letramento literário.
PÁGINAS: 232
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Esta tese aborda o ensino literatura nos cursos técnicos integrados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que se caracterizam por ofertar as disciplinas do ensino médio articuladas às disciplinas da formação técnica em seu currículo. O objetivo é investigar qual o lugar da literatura na estrutura curricular desses cursos. A pesquisa está fundamentada em estudos sobre educação profissional (MANFREDI, 2016; CAIRES E OLIVEIRA, 2016; MOURA, 2007; BRASIL, 1994; 1996; 2008); currículo (LOPES E MACEDO, 2011; SILVA, 2005; SACRISTÁN, 2013; 2017); ensino de literatura (RAZZINI, 2010; SOUZA, 2014; COSSON, 2006;2014) e paradigmas do ensino de literatura (COSSON, 2020). O percurso de análise compreende o levantamento da presença da literatura nos elementos que constituem o currículo dos cursos técnicos integrados de seis Institutos Federais, por meio da realização de análise do conteúdo, observações, entrevistas e grupos focais e tendo como norte os paradigmas do ensino de literatura. São analisados o currículo prescrito, representado pelas normativas que regem os Institutos Federais; o currículo apresentado aos professores, representado pelos projetos pedagógicos de cursos de seis IFES; o currículo modelado, materializados pelos planos de ensino de professores desses cursos; o currículo em ação, revelado pelas aulas de literatura do IFRN; e o currículo avaliado pelos atores envolvidos na realização das aulas, materializado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de literatura, do IFRN. Os resultados revelam que, no currículo prescrito e no currículo apresentado, a literatura se faz presente por meio de uma mescla entre os paradigmas social-identitário e histórico-nacional. No currículo modelado, a literatura se apresenta em práticas alternadas entre os diversos paradigmas, com predominância do paradigma histórico-nacional, sobretudo no que diz respeito à periodização dos estilos literários. No currículo em ação analisado, há uma presença hegemônica do paradigma do letramento literário. Já no currículo avaliado, a despeito de se confirmar a hegemonia do paradigma do letramento literário, ainda se percebe resquícios do paradigma histórico-nacional junto aos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CÁSSIA MARIA BEZERRA DO NASCIMENTO
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - JAQUELINE THIES DA CRUZ KOSCHIER
Externo à Instituição - LYA OLIVEIRA DA SILVA SOUZA PARENTE
Presidente - 414829 - RILDO JOSE COSSON MOTA