PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NATHALYA STEPHANNI SILVA TEIXEIRA E CALDAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALYA STEPHANNI SILVA TEIXEIRA E CALDAS
DATA: 24/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A CRIAÇÃO ESTÉTICA DA POESIA INFANTIL DE JOSÉ PAULO PAES
PALAVRAS-CHAVES: Leitura Literária; Literatura Infantil; Poesia Infantil; José Paulo Paes.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O leitor é considerado peça fundamental no processo de leitura, pois ele é responsável por atribuir sentido ao texto. Dessa maneira, a obra literária só se concretiza nas relações entre o texto e o leitor, ou seja, quando a obra é experenciada na consciência do leitor. A partir disso, esta dissertação tem como objetivo evidenciar a construção estético-composicional da poesia infantil de José Paulo Paes, especificamente nos poemas Convite e Paraíso da obra Poemas para Brincar (1990) e nos poemas Raridade e Barriga cheia, da obra Olha o Bicho (1993), a fim de refletir sobre a sua importância para a formação de leitores. A investigação tem como fundamentação os estudos de Compagnon (2010) e Eagleton (2001) e a Teoria do Efeito Estético, formulada por Wolfgang Iser (1996; 1999), que descreve o ato da leitura e o efeito que um texto literário tem sobre o leitor, quando a obra literária se concretiza nessa dinamicidade entre o texto e o leitor, mostrando que o texto se realiza através da “consciência receptora”. Além disso, esta pesquisa se aprofundará em um estudo sobre a formação do leitor literário a partir de, entre outros, estudos de Colomer (2003; 2007; 2017), Candido (2006), Zilberman (2012; 1991); sobre poesia infantil com base em Bordini (1986), Paz (1982), Lajolo e Zilberman (1984;2011) e Ceccantini e Aguiar (2012); sobre a ilustração no livro infantil com base em Dondis (2007), Salisburys e Styles (2013), Ramos (2018), Camargo (1998); sobre a criação estética da poesia de José Paulo Paes, com Duarte (2001), Pereira (2012), Silva (2001), Silva (2016), e a importância desse tipo de poesia para a literatura infantil e a formação do leitor literário. Este estudo de cunho qualitativo é do tipo exploratório e tem como procedimento a pesquisa bibliográfica e investiga o campo de Leituras Literárias, especificamente da Literatura Infantil. A partir das leituras e das análises dos poemas constatamos que a poesia infantil de José Paulo Paes consegue equilibrar o lúdico e o pedagógico da poesia infantil, abrangendo características como o jogo poético, o humor, a sensibilidade e a simplicidade da linguagem presentes na elaboração dos recursos linguísticos e das temáticas abordadas na sua obra, criando diversas possibilidades de reflexão para seu público, que é peça fundamental na sua poesia e que se mantém no lugar de prestígio ao longo da sua obra. Portanto, esperamos que as reflexões aqui suscitadas sirvam para incentivar novos estudos sobre a poesia infantil de José Paulo Paes, contribuindo, assim, como um novo recorte teórico para futuros estudos e pesquisas acadêmicas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Presidente - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - ZÍLA LETÍCIA GOULART PEREIRA RÊGO