PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
			  	- Telefone/Ramal
- 
			  		
					
						Não informado
					
			  	
 
		
	 
							
	Notícias
	
	
	
		
Banca de DEFESA: MANUELA BEZERRA GOUVEIA DE ANDRADE
		
		
		 Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: MANUELA BEZERRA GOUVEIA DE ANDRADE
 DATA: 05/06/2015
 HORA: 10:30
 LOCAL: PPGC - SALA 118
 TÍTULO: A estética melancólica do fim e a encenação extra-fílmica em lars von trier
 PALAVRAS-CHAVES: Lars Von Trier; estilo, performance, melancolia, Zentropa, cinema dinamarquês.
 PÁGINAS: 126
 GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
 ÁREA: Comunicação
 SUBÁREA: Teoria da Comunicação
 RESUMO: A dissertação visa investigar a abordagem fílmica do fim dos tempos em Melancholia (2011) de Lars Von Trier e a performance midiática do diretor no contexto extra-filme de divulgação da obra. A pesquisa revisa algumas narrativas anteriores do cineasta dinamarquês que dialogam com a atmosfera estética e a encenação extra-fílmica abarcadas, e, através de uma abordagem quanto à linguagem estilístca, mítica e performática, traz um desdobramento ensaístico acerca da temática. No presente estudo são instauradas reflexões quanto aos recursos técnicos (fotografia, temperaturas de cor, montagem), assim como, acerca da mise en scène que o cineasta se utiliza para narrar tal enredo apocalíptico. A partir desse discurso imagético se parte para tratar de questões relativas à finitude, à cosmogonia, à melancolia e ao imaginário. O trabalho ainda analisa a atuação performática do autor e como esse conteúdo pode influenciar a fruição do espectador, além de considerar como esse processo perante a imprensa funciona como um elemento crucial de inserção do cinema dinamarquês no mercado internacional, especificamente da produtora fundada por Trier e Peter Aalbeak, a Zentropa. Os principais suportes teóricos para tratar de autoria, extra-filme e melancolia contemporânea são: Michel Foucault, Mikhail Bahktin e Maria Rita Kehl e para entender os arquétipos e a estética fílmica presentes na narrativa: Carl Jung, Gilbert Durand, David Bordwell, Jack Stevenson, Giorgio Agamben e Arthur Schopenhauer. 
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1322090 - THIAGO SOARES
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo à Instituição - RODRIGO OCTAVIO D''''AZEVEDO CARREIRO