PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) foi reconhecido e credenciado pela CAPES em dezembro de 2007, constituindo-se como Mestrado Acadêmico. Começou suas atividades acadêmicas em 2008 com 08 professores permanentes, 02 professores colaboradores e 10 alunos regulares. Neste ano de 2024, o Programa conta com 11 professores permanentes, 02 professores colaboradores, 01 professor visitante e 02 pesquisadores pós-doc.

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

 

MISSÃO

Formação de pessoal altamente qualificado técnica, ética e cientificamente para o exercício de atividades profissionais, de ensino e de pesquisa no campo da comunicação, na região Nordeste, visando a formulação de respostas para os desafios emergentes no âmbito da comunicação, relacionados ao cenário das tecnologias digitais e informacionais contemporâneas, da sustentabilidade social, econômica e ambiental.

 

VISÃO

Ser reconhecido local, nacional e internacionalmente no próximo quadriênio como um programa inovador, de excelência acadêmica, científica e tecnológica, e como referência para pesquisa em comunicação nas dimensões sociais, éticas e tecnológicas, que contribui com a redução de desigualdades, com a paz, justiça e instituições eficazes.

 

VALORES

Respeito à diversidade, à igualdade de gênero e raça, integridade e dignidade da pessoa humana; Equidade e combate às práticas discriminatórias; Qualidade, inovação e criatividade por meio da Indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; Estímulo à inovação; Ética, transparência e compromisso tecnológico e humanístico com a sociedade, com o bem público e com o meio ambiente; Compromisso com a democracia, cidadania e inclusão social; Incentivo à produção, preservação e disseminação da arte e da cultura; Promoção da sustentabilidade nas cidades e comunidades, no desenvolvimento tecnológico, econômico e interacional.

 

OBJETIVOS

 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 
Comunicação e Informação

LINHAS DE PESQUISA:

1.Linguagens, Interação e Tecnologias

A linha investiga materialidades, linguagens, estéticas e processos de subjetivação a partir de produtos, artefatos culturais e serviços de mídia, compreendendo a tecnologia como mediadora dos processos de produção, circulação e consumo. Os trabalhos da linha se valem das perspectivas teórico-metodológicas do campo da comunicação, em interface com os campos dos estudos de linguagem, do design, da fotografia, da linguística computacional e da interação humano–computador para a compreensão de fenômenos contemporâneos e desenvolvimento de produtos. Os temas específicos contemplam tecnologias de interação e imersão, transmidiação, plataformização, processos e práticas de colaboração, visualidades, arte e tecnologias da imagem.

Docentes:

Clara Bezerril Câmara
Cleber Matos de Morais
Ed Porto Bezerra
Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Júlio César Machado Pinto
Paulo Henrique Souto Maior Serrano
Rodrigo Martins Aragão

2.Entretenimento e Indústrias Criativas

A linha de pesquisa desenvolve análises, processos e produtos das indústrias criativas, com foco no fenômeno do entretenimento, e com interesse teórico-metodológico dedicado, sobretudo, a aspectos estéticos, técnicos e narrativos, bem como suas dimensões sociais, políticas e econômicas. Observam-se as formas de produção, circulação, acessibilidade, recepção e consumo midiáticos. Os temas específicos incluem: mediação de experiências audiovisuais, tecnologias acessíveis, economia e cultura políticas do entretenimento, processos de criação e produção, com ênfase em cinema, televisão, plataformas de streaming e formas do audiovisual interativo (games, VR, realidade aumentada, dentre outros).

Docentes:

Flávia Affonso Mayer
Ivan Mussa Tavares Gomes
Marcel Vieira Barreto Silva
Thiago Pereira Falcão
Camila Freitas Siqueira (Pós-Doc)

 

3. Políticas e Práticas Comunicacionais

A linha de pesquisa se dedica à investigação dos fenômenos comunicacionais e informacionais contemporâneos ligados a configurações políticas e tecnológicas de produção de valor que impactam a coexistência humana. As investigações, formulações e desenvolvimento de produtos orientam-se pela ontologia relacional da comunicação, centrada na dimensão constitutiva das práticas comunicacionais, condicionadas pelas inter-relações entre atores, regras, imaginários e materialidades no espaço-tempo. Os temas específicos incluem: comunicação e cultura organizacional; relações de trabalho; políticas e regimes de informação; práticas de informação; literacia digital; e políticas de comunicação da ciência.

Docentes:
Caroline Delevati Colpo
Fellipe de Sá Brasileiro
Diogo Lopes de Oliveira
Ledson Oliveira Chagas (Pós-Doc)


Página Alternativa


Coordenação do Programa