PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
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Banca de DEFESA: ANA FLÁVIA NÓBREGA ARAÚJO
		
		
		 Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: ANA FLÁVIA NÓBREGA ARAÚJO
 DATA: 30/06/2022
 HORA: 14:30
 LOCAL: Vídeoconferência (https://meet.google.com/ynu-gpij-kpehttps://meet.google.com/ynu-gpij-kpe)
 TÍTULO: A REGIONALIZAÇÃO DA MÍDIA E A COPA DO NORDESTE: USOS E APROPRIAÇÕES DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS DE CANAIS ESPORTIVOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO TORCEDOR PARAIBANO
 PALAVRAS-CHAVES: Regionalização da Mídia; Futebol Nordestino; Copa do Nordeste.
 PÁGINAS: 242
 GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
 ÁREA: Comunicação
 RESUMO: A presente pesquisa discute as relações de torcer no nordeste a partir da construção histórica,
econômica e social do futebol hegemônico, centrado no eixo Rio-São Paulo, e das
transmissões midiáticas que fomentaram desigualdades regionais. Este trabalho centra as
atenções no futebol nordestino que, a partir de 2013, retomou a realização do seu principal
torneio: a Copa do Nordeste, tornando-o rentável e massivo Para atrair o público, as
emissoras as transmissoras do evento, Esporte Interativo e NordesteFC, se utilizam de
elementos imagético-discursivos fundamentados no imaginário nordestino. Partindo do
paradigma da complexidade, postulado por Edgar Morin, da semiótica e da análise do
discurso, busca-se a compreensão do fenômeno analisado contemplando as partes que
formam o todo. Como ferramentas metodológicas foram realizadas entrevistas com
torcedores de três dos quatro times paraibanos que participaram em alguma edição da Copa
do Nordeste desde o retorno e com um dos gerentes de transmissão da competição. A
pesquisa é desenvolvida por meio de análise bibliográfica e documental nos periódicos
paraibanos: O Norte e Jornal A União. Verificou-se um movimento de regionalização como
uma ponte que propicia um novo nicho de mercado a ser explorado por empresas diversas.
No âmbito esportivo, as empresas que centram as atenções no nicho específico se utilizam de
elementos enraizados no imaginário popular para consolidar-se no competitivo mercado
capitalista, enquanto os torcedores  mesmo compreendendo o viés mercadológico  se
identificam com esses usos e fomentam um movimento de resistência nas arquibancadas pelo
futebol nordestino.
 MEMBROS DA BANCA: 
Externo à Instituição - ANDERSON DAVID GOMES DOS SANTOS
Presidente - 038.508.244-46 - DIOGO LOPES DE OLIVEIRA - UFCG
Externo à Instituição - TATIANE HILGEMBERG FIGUEIREDO