PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ISAAC CAZÉ NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC CAZÉ NUNES
DATA: 30/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/pbu-cghm-vqv
TÍTULO: Caracterização Experimental e Numérica da Caminhada Aleatória dos Fótons em Células de Vapor de Césio: Efeitos de colisões atômicas, Transporte Superdifusivo e Voos de Lévy
PALAVRAS-CHAVES: Voos de Lévy; Aprisionamento Radiativo; Vapores Atômicos; Transporte Anômalo; Simulações de Monte Carlo.
PÁGINAS: 293
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O aprisionamento radiativo em vapores atômicos densos é um processo fundamental que governa o transporte de luz, frequentemente manifestando-se como um transporte anômalo superdifusivo descrito por voos de Lévy. Contudo, uma caracterização quantitativa que conecte o expoente de Lévy, α, aos parâmetros experimentais controláveis e que elucide o papel de colisões entre átomos no transporte radiativo permanecia um desafio em aberto. Esta tese realizou uma investigação sistemática, teórica e experimental, da dinâmica de voos de Lévy em vapor de césio-133, caracterizando a dependência de α com a densidade atômica (N), o comprimento da célula (ℓ) e a intensidade do laser (I). A abordagem metodológica integrou medições de transmissão difusa a 10◦ e 90◦, com relação a direção do feixe de laser de incidência, com o desenvolvimento de modelos teóricos, incluindo uma correção inédita para a finitude do sistema, e simulações de Monte Carlo. A análise revelou uma notável dualidade no transporte: enquanto a transmissão a 90◦ (espalhamento único) é descrita pela redistribuição parcial de frequência (Cenário II), conforme esperado para baixa densidade atômica onde a probabilidade de colisões atômica é baixa, a transmissão a 10◦ (múltiplos espalhamentos) apresentou o principal resultado paradoxal desta tese: mesmo em regimes de baixa probabilidade de colisão, os valores de α medidos são consistentemente descritos pelo cenário com colisões (Cenário III). Adicionalmente, quantificou-se de forma inédita a dependência complexa de α com N e ℓ. Conclui-se que a estatística do transporte pode ser ativamente sintonizada, mas que a natureza da caminhada aleatória do fóton em vapores atômicos é mais intricada do que os modelos atuais capturam, estabelecendo esta tese uma base experimental e computacional sólida e formulando as perguntas precisas que guiarão futuras investigações.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2744149 - BERTULIO DE LIMA BERNARDO
Presidente - 3210029 - JESUS PAVON LOPEZ
Externo à Instituição - JOAO CARLOS DE AQUINO CARVALHO
Externo à Instituição - LUIS GUSTAVO MARCASSA
Interno - 3157388 - MARCIO MEDEIROS SOARES
Interno - 1775316 - THIERRY MARCELINO PASSERAT DE SILANS